A equipa da Associação In Loco que apoia os agricultores na submissão de candidaturas a apoios da União Europeia recebeu duas distinções nos Prémios de Reconhecimento de Mérito 2024 da Confragi – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas, que foram entregues no dia 26 de fevereiro, na Barragem da Aguieira, no Encontro Nacional de Técnicos promovido por esta entidade.
As duas distinções, em categorias diferentes, foram atribuídas aos técnicos que trabalham «na elaboração e submissão dos Pedidos Únicos (habitualmente designados como subsídios agrícolas no âmbito da Política Agrícola Comum)», revelou a In Loco.
Carla Cavaco foi galardoado com o prémio de técnica que submeteu o maior número de candidaturas, enquanto a In Loco foi a entidade também com maior número de pedidos únicos submetidos no Distrito de Faro.
Para a Confagri, «estes prémios atribuídos simbolizam o nosso sincero agradecimento, a todas as entidades e técnicos que compõe o Universo CONFAGRI, pela excelência do seu trabalho diário, pela sua resiliência e comprometimento com a agricultura e com os agricultores do país».
A direção da Associação In Loco «agradece e reconhece a dedicação e empenho com que a equipa desenvolve este trabalho, garantindo que os agricultores da nossa região têm acesso aos apoios a que têm direito».
A Associação In Loco, em colaboração com a Confagri, presta este serviço aos agricultores desde 1999, «tendo no ano de 2024 realizado mais de oitocentas candidaturas, englobando várias medidas de apoio: Pagamentos Diretos (Apoio ao Rendimento Base), Prémio Associado (Pedido Ajudas Animais), Ecoregimes e Desenvolvimento Rural (Manutenção da Atividade Agrícola em Zona Desfavorecida e Medidas Agroambientais e Clima)».
«São ainda efetuados Identificações de Beneficiários (condição necessária para aceder a apoios do IFAP) e processos de parcelário. Realizam-se também declarações de intenção de Ovinos e Caprinos e é prestado apoio aos produtores nas bases de dados do SNIRA, com a emissão de guia de desaparecimento e mortes», conclui a In Loco.
Os atendimentos são feitos em Salir (Loulé) e São Brás de Alportel, através de marcação prévia.