O ciclista colombiano David Jesús Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) terminou este domingo a prova espanhola O Gran Camiño no 11º lugar, como melhor representante das quatro equipas portuguesas participantes.
Na 5ª e última tirada, uma ligação de 163,5 quilómetros entre Betanzos e Santiago de Compostela, com duas contagens de montanha e muitos altos e baixos, o corredor sul-americano esteve sempre no grupo da frente.
O dinamarquês Magnus Cort (Uno-X Mobility) triunfou ao “sprint”, com David Jesús Peña a cortar a meta no 13º posto, com o mesmo tempo do vencedor.
Na classificação geral individual, Peña até subiu uma posição, terminando no 11º lugar, a 2m51s do canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech), que conquistou a 4ª edição da prova disputada nas estradas da Galiza.
A formação de Tavira destacou, nas redes sociais, os «cinco dias de grande êxito» e «a grande prestação» do colombiano, que ficou apenas a 29 segundos de entrar no “top-10” na sua estreia pelos algarvios.
«Estamos muito satisfeitos com a nossa prova e, tendo em conta todas as etapas disputadas, foi a melhor posição possível, na qual saímos bastante satisfeitos e motivados para o resto da temporada», escrevem os tavirenses.
A AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense destacou ainda o facto de o algarvio Guilherme Mestre, o corredor mais jovem em prova (18 anos), ter concluído a prova (106º, a 1h02m48s), numa «demonstração de grande resiliência».
O ciclista algarvio Daniel Lima, colega de equipa do “camisola amarela” na equipa israelita, foi 104º, a 1h00m31s.