O ciclista colombiano David Jesús Peña (AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense) foi este sábado 5º classificado na 4ª etapa da prova espanhola O Gran Camiño, subindo ao 12º lugar na geral individual.
Na penúltima tirada, que ligou A Pobra do Brollón a O Cebreiro em 136,4km, o corredor sul-americano, que está a fazer a sua estreia pelos tavirenses nesta corrida que se realiza na Galiza, esteve entre os melhores nos quilómetros finais.
A montanha marcou a última fase da etapa, com o guatemalteco Sergio Chumil (Burgos-Burpellet-BH) a derrotar, ao “sprint”, o “camisola amarela” Derek Gee (Israel-Premier Tech), duo que se tinha colocado na frente da corrida na penúltima subida.
David Jesús Peña, o único resistente das quatro equipas portuguesas no grupo que tentou a perseguição aos fugitivos nos instantes finais, foi 5º classificado, a 41s do vencedor.
O segundo melhor “tavirense” à chegada foi o espanhol Delio Fernández, no 61º lugar, a 15m03 de Chumil, enquanto o algarvio Daniel Lima (Israel-Premier Tech) chegou integrado no último grupo, em 110º, a 22m45s.
Na classificação geral individual, que continua a ser liderada por Derek Gee, David Jesús Peña é o melhor entre os corredores de formações portuguesas, subindo a 12º, a 2m50s.
Delio Fernández é o segundo melhor da formação algarvia, em 75º, a 26m58s, e o louletano Daniel Lima 104º, a 39m19s.
O Gran Camiño termina no domingo, com uma etapa de 163,5km entre Betanzos e Santiago de Compostela, que inclui duas contagens de montanha, ambas no alto de Lampai (3ª categoria), e uma primeira passagem pela meta (109,4km).