Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vila vita parc white asparagus

O período de candidaturas ao Prémio Nacional Literário João de Deus decorre até ao próximo dia 8 de maio, anunciou a Câmara Municipal de Silves.

A iniciativa pretende honrar a memória do escritor nascido em São Bartolomeu de Messines, «cuja obra representa um património da mais elevada importância para a cultura nacional e regional, assim como distinguir e divulgar a criação literária de autores com obra publicada em língua portuguesa», explica a autarquia.

Com periodicidade bienal, o prémio destina-se a autores com idade superior a 18 anos, nacionais ou estrangeiros, a residir em Portugal, que apresentem obra editada em livro, em língua portuguesa, e cuja primeira edição tenha ocorrido nos dois anos civis anteriores ao ano em que ocorre o concurso.

vamos à vila 2025

Esta terceira edição do concurso, dedicada à poesia, distinguirá apenas uma obra e não admite menções honrosas.

O júri é composto pelo professor doutor José António Gomes (escritor, investigador e professor do ensino superior português), professora doutora Violante Magalhães (Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação de João de Deus) e professora doutora Catherine Dumas (professora emérita de língua e literatura portuguesas na universidade da Sorbonne Nouvelle Paris 3).

Ao vencedor será atribuído o prémio pecuniário de dez mil euros, patrocinado em 50% pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo Terras do Arade.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis para consulta e download no portal Município de Silves, clicando aqui.

Banner lateral albufeira
zoomarine

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Histórias Imaginárias Orquestra Algarve

Quarteto da Orquestra do Algarve conta “Histórias Imaginárias” em Faro e Silves

Fernando Pessoa

Adaptação teatral e musical de poema de Pessoa para ver em Faro e Portimão