Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A Câmara de Loulé manifestou o pesar pela morte da professora, poetisa e investigadora do património oral louletana Idália Farinho Custódio.

A autarquia fez questão de enaltecer publicamente «o prestimoso contributo da professora Idália Farinho para a promoção e salvaguarda do património oral do concelho de Loulé» e de expressar «as mais sentidas condolências à família e aos amigos».

Nascida em Loulé, em 1938, Idália Farinho Custódio licenciou-se em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi professora do Ensino Secundário e Básico (segundo e terceiro ciclos) e professora Cooperante e Acompanhante da ESE, da Universidade do Algarve.

lagos eventos

«A sua obra é distribuída por poesia, literatura infantojuvenil e literatura oral. É nesta área o seu maior trabalho, “Património Oral do Concelho de Loulé”, em coautoria com Maria Aliete Farinho Galhoz e Isabel Cardigos, de que foram publicados os volumes “Contos”, “Romances” e “Orações”. Em 2023, publicou “Sabes, Mãe?”, uma narrativa que é um “Hino à Vida”», segundo a Câmara de Loulé.

Na literatura infantojuvenil, entre vários títulos, «merecem destaque “A Viagem da Parker 51”, “As Mãos do meu Irmão”, “Até à Estrela do Mar” e “Põe as Palavras na Lua”».

Em 1998, foi agraciada pela Câmara de Loulé com a Medalha Municipal de Mérito, grau prata.

festival do marisco de olhao
municipio de odemira

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

passeio alte

Vamos passear até à Rocha dos Soidos?

ria formosa ccmar (3)

Parque Natural da Ria Formosa celebra 47 anos com caminhadas, oficinas e passeios de barco