O Bispo do Algarve divulgou esta segunda-feira, 3 de Março, a sua mensagem quaresmal, convidando os diocesanos a viverem este tempo como “Peregrinos de Esperança”.
Sob o lema “Caminhemos juntos, alegres na Esperança!”, a mensagem inspira-se na Bula de Proclamação do Jubileu e na mensagem quaresmal do Papa Francisco, enfatizando a importância da conversão pessoal e comunitária.
D. Manuel Neto Quintas desafia os fiéis a refletirem sobre a sua caminhada de fé, questionando se estão «paralisados pelo medo» ou se procuram «caminhos de libertação das situações de pecado».
O Bispo apela ainda à união e ao trabalho conjunto «em serviço do Reino de Deus», acolhendo a todos e comprometendo-se com a justiça, a fraternidade e o cuidado da casa comum.
A mensagem destaca a importância da Esperança, mesmo face à fragilidade humana e convida à solidariedade com os que sofrem.
Neste contexto, a renúncia quaresmal deste ano será́ destinada ao Centro Cultural e Social da Paróquia S. Martinho de Estoi, para ajudar na amortização de uma divida bancária. D. Manuel Neto Quintas recorda o sucesso da recolha do ano anterior para o Centro Paroquial de Cachopo, que angariou cerca de 21.500 euros.
O Bispo do Algarve une-se também em oração pela recuperação da saúde do Papa Francisco, reconhecendo a sua fé e coragem como fonte de inspiração.
A mensagem conclui com um apelo à intercessão da Virgem Maria, Mãe da Esperança, para que acompanhe os fiéis neste caminho quaresmal rumo à celebração do Mistério Pascal de Cristo.