Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
festival de caminhadas

Biblioteca de Lagoa acolhe doação de livros e apresentação de nova obra

A Biblioteca Municipal de Lagoa acolhe, na sexta-feira, dia 14, às 18h00, a inauguração da doação do acervo bibliográfico de José Águas da Cruz, seguida da apresentação do livro «Judeus, tragédia e esperança: de Budapeste a Israel 1944-1948», de Pedro Cantinho Pereira.

José Manuel Águas da Cruz, que nasceu e reside em Lagoa, é licenciado em Direito e exerceu a profissão de advogado neste concelho durante décadas.

Atualmente é presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, bem como presidente da Assembleia Intermunicipal – Comunidade Intermunicipal do Algarve, cargos que tem exercido ao longo de vários mandatos.

Pedro Cantinho Pereira nasceu em Lisboa, em 1955. Partiu para França, em setembro de 1975, onde exerceu as funções de professor de português e estudou na Universidade de Estrasburgo, tendo obtido o grau de mestre em História da Integração Europeia, pelo Instituto dos Altos Estudos Europeus.

Entre 1989 e 1993, trabalhou na Coordenação-Geral do Ensino de Português em França, junto da Embaixada de Portugal em Paris. Regressou a Portugal para exercer as funções de professor do ensino secundário, no Algarve.

Banner lateral albufeira

Em 2002, doutorou-se em História pela Universidade de Paris 1 com equivalência concedida pelo ISCTE, tendo iniciado então a sua carreira de professor universitário.

Atualmente, exerce as funções de professor e diretor da Biblioteca no Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (Portimão).

É autor de livros e artigos na sua área de especialidade, nomeadamente «Portugal e o Início da Construção Europeia, 1947-1953»,  «A Sombra da Guerra», «A História de Paul Freundlinch», «Un “Malgré Nous” dans l’engrenage nazi», «Les sacrifiés de l’Histoire», e ainda «Um judeu português em Istambul».

O seu novo livro será apresentado por Maria Luísa Francisco.

jf-quarteira
zoomarine

Também poderá gostar

Imagem2_Biblioteca viva

Biblioteca viva: o saber que transcende o tempo

guilherme d oliveira martins

Guilherme d’Oliveira Martins ofereceu mais 471 livros à Biblioteca de Loulé

livro do mês

A Trilogia de Copenhaga, de Tove Ditlevsen: a escrita como recusa de ilusão