Tem uma versão física, outra digital e quer, acima de tudo, ser uma montra do muito que faz a APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve. A revista “Inclusão.pt” foi lançada nos 22 anos desta entidade e é vista como um «agente da mudança».
Crónicas de convidados, testemunhos, casos de sucesso, entrevistas. É isto e muito mais que pode encontrar quando folhear as 56 páginas da nova revista, cujos artigos estão disponíveis aqui. Basta subscrever e receberá a versão digital.
Nesta primeira edição – haverá duas por ano – um dos grandes temas é o turismo acessível. Há também uma entrevista a António Fragoso, professor na Universidade do Algarve, um artigo sobre cuidados informais, bem como a história de Aianny, utente da APEXA.
Em declarações ao Sul Informação, Nuno Neto, presidente desta associação, explicou que esta revista, que poderá ser encomendada diretamente à APEXA, vem «na senda» do trabalho feito pela entidade.

«Queremos dar informação, chamar as pessoas, contar as histórias dos nossos bastidores, do nosso dia a dia. Há tanta coisa a fazer e temos de estar sempre em movimento em prol da inclusão», acrescentou.
A revista, que não terá um valor definido, faz parte também de um projeto mais lato – o “inclusão.pt” – que inclui o lançamento de ebooks, uma newsletter e os podcasts “Ondas de Impacto”.
Os conteúdos da revista são escritos por técnicos da APEXA.
Para Nuno Neto, o lançamento desta publicação é uma maneira perfeita de «celebrar os 22 anos da APEXA».

A cerimónia de comemoração, que decorreu na Biblioteca Municipal, iniciou-se com uma apresentação detalhada dos projetos realizados ao longo do último ano, evidenciando os resultados alcançados e as metas futuras.
A inauguração da exposição “Voz Visual” foi outro dos pontos altos. A mostra estará patente na biblioteca até 1 de Abril, convidando todos a uma reflexão sobre a diversidade e a inclusão.
O evento culminou com um lanche e bolo de aniversário, confeccionados pelo projeto OneBean.
Este projeto de catering social, sediado em Albufeira, visa promover a inclusão social e económica de pessoas com deficiência intelectual através da gastronomia, demonstrando que todos têm talento e capacidade para contribuir significativamente para a sociedade.
Obrigado por fazer parte desta missão!