Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

A CCDR Algarve, no âmbito do programa Algarve 2030, participou, no passado dia 26 de Fevereiro, numa sessão de informação sobre apoios e respetivos financiamentos para a reutilização de água e implementação de práticas de economia circular, promovida pela AHETA em articulação com as demais associações empresariais, CCDR, o Turismo do Algarve e Turismo de Portugal.

O Sistema de Incentivos à Transição Climática e Energética visa promover a transição para uma economia circular, como estabelecido no novo Plano de Ação para a Economia Circular adotado em 2020 no âmbito do Pacto Ecológico Europeu.

De acordo com a CCDR, por parte do Programa Regional Algarve 2030 foi apresentado o aviso SITCE – Economia Circular (ALGARVE-2024-61), aberto até 15 de Abril, dirigido às PME.

festas da cidade de olhao

O aviso disponibiliza taxas de apoio que podem chegar até aos 60% a fundo perdido para investimentos em reutilização eficiente da água e conta com uma dotação de 1 milhão de euros de apoio a projetos de circularidade nas empresas.

Estes projetos visam «desenvolver novos produtos, designadamente, resultantes de processos de descoberta empreendedora assentes no potencial de circularidade de diferentes subprodutos e setores»; «otimizar a utilização de recursos e sua circularidade, através da reconversão de processos produtivos»; «reduzir o consumo de matérias-primas, nomeadamente através da produção de embalagens mais sustentáveis»; «adotar atividades de eco-design que favoreçam o aproveitamento de materiais recicláveis e/ou de subprodutos para criação de novos produtos, e implementação de soluções produtivas mais sustentáveis».

Além disso, pretende «elaborar diagnósticos para a reorientação das cadeias logísticas e de abastecimento e para a implementação de novos modelos de negócios de economia circular assentes, nomeadamente, em product as a service na reutilização de materiais ou em economia de partilha» e «reciclar e reutilizar recursos para a promover a economia circular».

Deste aviso podem ainda ser beneficiárias, na qualidade de copromotoras, as entidades não empresariais do sistema de investigação e inovação.

Mais detalhes sobre o aviso podem ser consultados aqui.

lagos eventos

Também poderá gostar

II Simpósio Luso-Alemão - Vilamoura 20-05-2025-10

Algarve 2030 incentiva empresas a apresentar projetos de circularidade da água e eficiência energética

Mercadinho de Peixe Alvor (1)

Arraial, tertúlia e lota viva à antiga celebram Dia do Pescador em Alvor

Passagem Eurorregião AAA Alentejo para Algarve 2025 (2)

Algarve quer «estatuto de associação europeia» para a Eurorregião AAA