Albufeira vai receber, entre os dias 22 e 23 de Março, o 32º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Desportiva.
Depois de se ter realizado pela última vez em Maio do ano passado, em França, é agora a vez de Albufeira acolher os melhores atletas do mundo nesta modalidade, num evento organizado conjuntamente pela Confederação Internacional de Pesca Desportiva, pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva e pela Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, com o apoio da Câmara de Albufeira e do Instituto Português do Desporto e Juventude.
José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, admite estar «ansioso pelo começo da competição», e salienta a «importância de trazer regularmente este tipo de eventos para Albufeira».
Em competição vão estar 224 atletas de países como Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Gibraltar, Países Baixos, e Itália.
Portugal também estará representado por dois clubes da região do Algarve (Grupo Desportivo e Recreativo de Olhos d’Água e Sport Clube Escanchinas de Almancil), em quem José Carlos Rolo deposita «uma enorme confiança na conquista de uma boa posição na classificação final».
O programa do 32º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Desportiva arranca já este sábado, com a
receção às equipas.
Para o dia seguinte (23), está previsto um desfile das formações em competição pela cidade, seguido de um jantar.
O dia 24 será dedicado a sessões de treino, na Praia do Garrão, que antecedem o começo da 1ª ronda, agendado
para o dia 25 de Março, na Praia dos Salgados.
As rondas seguintes prolongam-se até 28 de Março, e levam os atletas até às praias da Falésia e da Rocha Baixinha.
É nestes locais que se disputa a 4ª e última ronda, com início marcado para as 10h00 do último dia da competição (28).
Além das mais de duas centenas de atletas, a competição traz a Albufeira elementos das estruturas das várias equipas, bem como pessoas associadas ao staff da organização. O acolhimento da competição implica uma logística complexa, em preparação há já vários meses, e insere-se na estratégia do Município para fazer face à sazonalidade da época turística.
«O Município tem revelado uma grande capacidade de receber eventos desportivos numa base regular e tem procurado acolher competições que se realizem em plena época baixa, entre Novembro e Abril», revela Cristiano Cabrita, vice-presidente do Município e vereador com o pelouro do desporto.
Em vésperas de receber de Matosinhos o testemunho de Cidade Europeia do Desporto, o autarca destaca ainda a importância de «trabalhar em conjunto com os agentes económicos do concelho para tirar o melhor proveito deste tipo de iniciativas».
O 32º Campeonato do Mundo de Clubes de Pesca Desportiva termina no dia 28 de março, com a realização de uma Gala de encerramento, a partir das 20h00. Antes disso, as melhores equipas serão distinguidas numa cerimónia de entrega de prémios, que tem início previsto para as 19h00.
