A Resialentejo, empresa intermunicipal de Valorização de Resíduos do Baixo Alentejo, lançou uma campanha «inovadora» que visa «envolver todos os habitantes, independentemente da sua nacionalidade, na separação e encaminhamento de resíduos, fomentando hábitos de reciclagem e comportamentos sustentáveis», usando seis línguas distintas.
A campanha “Desafio SeparAção” «pretende transpor barreiras linguísticas, disponibilizando materiais informativos e de sensibilização – como folhetos e publicações – privilegiando a utilização de sinalética para a passagem da informação, que universaliza o acesso ao conteúdo, complementada com a tradução para seis línguas (árabe, urdo, hindi, espanhol, inglês e francês)», enquadrou a empresa.
Esta campanha surge no âmbito do projeto “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023”, financiado pelo Fundo Ambiental, e «promove ações que contribuam para a prossecução dos objetivos estratégicos da ENEA (Estratégia Nacional de Educação Ambiental)».
A iniciativa «aposta na diversificação dos meios de comunicação para alcançar populações normalmente inacessíveis, ou mais permeáveis à mudança, especialmente produtores de resíduos que não falam português».