Vai ser um «mandato de continuidade» focado em manter a delegação regional da Ordem dos Economistas como uma das forças vivas do Algarve. Cláudio Lima tomou posse esta sexta-feira, 7 de Fevereiro, como novo presidente desta entidade.
A sessão decorreu no Auditorium de Vale do Lobo e juntou dezenas de pessoas, incluindo antigos presidentes da Delegação Regional como Pedro Pimpão e Luís Serra Coelho.
É precisamente a Luís Serra Coelho que Cláudio Lima sucede, eles que foram colegas de direção nos mandatos anteriores.
A passagem de testemunho deveu-se ao facto de Luís Serra Coelho, que foi homenageado durante a sessão, ser atualmente o diretor da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve.
Em declarações ao Sul Informação, Cláudio Lima explicou que o grande objetivo da sua liderança passa manter a «estratégia de afirmar a Delegação Regional como uma das associações com voz na região».
«Queremos afirmar os economistas e a Ordem como uma força viva da região. É um pouco isso que vamos manter, esse trabalho», acrescentou.
Para tal, Cláudio Lima revelou que se manterão iniciativas como «as conferências “Conversas com Ordem”» e que serão assinados acordos de parceria com outras ordens profissionais, como a dos Psicólogos e a dos Advogados.
A equipa, garantiu, continua «coesa e estruturada», mudando apenas um elemento da direção, com a entrada de Beatriz Gonçalves.
No seu discurso, o novo presidente também anunciou que quer continuar com a «atribuição do Prémio Melhor Dissertação e do Prémio Carreira».
Na tomada de posse, também marcou presença António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas, que saudou a nova direção, bem como a «disponibilidade» de Cláudio Lima.
«É bom que pessoas competentes pertençam à Ordem», vincou.
Segundo António Mendonça, o papel dos economistas é atualmente «fundamental».
«Basta ver as discussões, a nível internacional, com a questão das tarifas. A discussão económica está na ordem do dia a vários níveis. Ter discernimento e bom senso, de não amplificar o palavreado histriônico, é muito importante e os economistas têm essa capacidade», concluiu.
Atualmente, a Delegação Regional da Ordem dos Economistas representa cerca de 300 profissionais, um número que tem vindo a crescer. Ao contrário de outras profissões, a adesão à Ordem não é obrigatória, nem blinda o acesso à profissão.
Órgãos sociais:
Direção
Cláudio Lima (presidente)
Carla Pereira
Tiago Toregão
Beatriz Gonçalves
Pedro Alves
Mesa
Maria José Grade da Encarnação (presidente)
Francisco Severino
Raul da Luz