Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner aljezur sempre

O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira teve, no ano passado, 12.685 visitas, «o maior número de sempre».

Um público maioritariamente estrangeiro, feminino, entre os 46 e os 64 anos de idade é responsável por este aumento de visitas, em especial nos meses de Agosto e Outubro.

Das 12.685 visitas, 10140 foram de estrangeiros, ultrapassando assim o número de vistas de portugueses (2545).

sessões de cinema de inverno

Deste universo, o Museu recebeu mais visitantes femininos (6875) do que masculinos (5810). De acordo com o Relatório anual do Museu, o grupo etário dos 46 aos 64 anos foi responsável por 3512 visitas, seguido do grupo etário dos maiores de 65 anos, com 3186 visitas.

O grupo etário que registou o menor número de visitantes foi o que se cifra entre os 15-25 anos, com 1738 visitas. Os restantes grupos etários, 26 aos 45 anos e crianças com menos 14 anos, registaram 2331 e 1918 visitantes respetivamente.

Do universo de 12685 visitantes, 59% visitaram o museu de forma gratuita e os restantes visitantes (41%) pagaram entrada. O período de meses em que houve mais visitantes a custear a sua entrada no museu foi nos meses de Agosto e Outubro.

Ao longo de 2024, o Museu acolheu também o interesse de 22 visitantes com necessidades especiais, a maioria com deficiência motora. Deste modo, a afluência média mensal de visitantes é de 1057. Para o efeito, concorre também, com 11% das entradas, os participantes das atividades do SED – Serviço Educativo e Divulgação do Museu, que existe desde 2017, na afluência total.

José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, diz que «estes números, em muito refletem o trabalho de renovação do Museu, nomeadamente as novas acessibilidades, bem como um discurso museológico mais acessível».

Neste momento o MMAA tem patente a exposição “25 anos do Museu”, uma retrospetiva dos momentos mais emblemáticos deste polo cultural situado na Praça da República.

O autarca salienta ainda que o MMAA é «o ex-libris da cultura de Albufeira» e que o espaço é «motivo de contentamento para todos».

«Necessitamos da História para percebermos o que somos», lembrando que em 1999 o MMAA teve 2500 visitas ao longo de todo o ano, «pelo que a importância deste polo cultural tem aumentado fortemente a sua notoriedade e procura, conforme se avalia pelos 12685 visitantes».

O MMAA integra a Rede Portuguesa de Museus desde 2003 e a Rede dos Museus do Algarve, desde 2007.

infraquinta rumo à sustentabilidade
emarp

Também poderá gostar

Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira

Museus são celebrados no Algarve até domingo com mais de uma dezena de eventos

Biblioteca Municipal de Albufeira Lidia Jorge_painel do Vhils_er_04

Algarvio Armando Luz apresenta o seu novo livro em Albufeira

imgLoaderUrl

Baleizão vai ter “Casa da Memória” para valorizar o património arqueológico