O estreante Benjamin Acquah, um dos oito reforços de inverno do Portimonense, abriu hoje caminho à terceira vitória caseira seguida dos algarvios, que bateram o Mafra (2-0) na 20ª ronda da II Liga de futebol.
O médio-ofensivo ganês, proveniente dos suecos do Helsingborgs, abriu o ativo, aos 37 minutos, e o avançado Tamble Monteiro assinou, aos 70, o seu quarto golo no campeonato, permitindo ao emblema algarvio subir à 11ª posição da tabela, com 26 pontos.
O capitão Paulo Vítor e os reforços Douglas Grolli e Benjamin Acquah, ambos em estreia absoluta, foram as três novidades no onze dos “alvinegros” face à derrota (1-0) da ronda anterior no campo da União da Leiria.
Depois de uma primeira meia-hora fraca e com pouco futebol, Vinicius Silvestre, com uma excelente “mancha”, evitou o golo de Stanley Iheanacho, aos 32 minutos, na primeira ocasião clara de golo do encontro.
Cinco minutos volvidos, o Portimonense foi mais eficaz e chegou ao golo, por Benjamin Acquah, que tinha iniciado o lance e concluiu facilmente na recarga a uma defesa de Martin Fraisl, a remate de Heitor, para “zona proibida”.
O conjunto algarvio ganhou impulso e podia até ter saído para o intervalo com vantagem mais confortável, mas Fraisl defendeu um “tiro” de Paulo Vítor (43 minutos) e uma outra ameaça de Acquah foi intercetada pela defensiva “saloia” (44).
No arranque do segundo tempo, Tamble Monteiro (53) e Geovane (54), no espaço de um minuto, estiveram perto do 2-0, antes de Vinicius Silvestre impedir o golo do empate com nova “mancha” de qualidade, na resposta de Friday Etim (56), enquanto Miguel Falé, isolado, desperdiçou uma oportunidade flagrante (65).
A equipa de Ricardo Pessoa voltou a demonstrar maior eficácia atacante, chegando ao 2-0 aos 70 minutos, num cabeceamento de Tamble Monteiro “à boca da baliza”, na sequência de livre.
Os algarvios conseguiram defender a vantagem até final, com mais uma contribuição especial de Vinicius Silvestre, que aos 90+5 minutos “voou” para defender um remate de Friday Etim .
Na 21ª ronda, o Portimonense, que leva quatro vitórias nos últimos cinco jogos, desloca-se ao reduto do Marítimo, 15º classificado, em partida agendada para sábado, 8 de Fevereiro, às 15h30.