Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Ecovia e Ciclovia Litoral Sudoeste de Vila do Bispo foi inaugurado ontem e, além de melhorar a mobilidade suave neste concelho do Barlavento, ganhou ainda o “selo” de primeira obra municipal a ser concluída com o financiamento do  Programa Regional Algarve 2030.

Com uma extensão de 31,531 quilómetros (km), «esta infraestrutura engloba dois troços,: a ecovia de 26,081 km que liga Sagres ao concelho de Aljezur e a ciclovia com 5,450 km que proporciona uma ligação ciclável entre a rotunda das quatro estradas de Sagres e o Cabo de São Vicente. O percurso foi definido em função das vias existentes com tráfego reduzido e de alto valor paisagístico, de forma a criar uma maior atratividade na sua utilização», segundo a Câmara de Vila do Bispo.

«A ecovia e a ciclovia transversais têm características diferentes. Enquanto a primeira serve tendencialmente viagens de bicicleta ao longo da costa (N/S) e de maior distância e duração, a ciclovia é um percurso ciclável de menor extensão que serve de ligação entre diversos pontos de interesse no percurso, essencialmente litoral e praias», acrescentou a autarquia, que fala num «projeto estruturante para a mobilidade e atratividade do território».

recrutamento zoomarine 2025

Além de ser «um importante passo na construção de um município mais sustentável», esta infraestrutura, «ao proporcionar 31,531 km de percurso ciclável e pedonal, está a incentivar a atividade física e desportiva dos munícipes e visitantes».

 

Sul Informação

 

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, que gere o Algarve 2030, lembra que esta obra se insere no projeto mais alargado da Ecovia e Ciclovia da Costa Vicentina, que se desenvolve nos concelhos de Vila do Bispo e Aljezur, cujo principal objetivo «é potenciar o território, através da valorização do património natural e cultural, permitindo uma mobilidade suave entre as várias localidades ao longo deste Eixo da Costa Vicentina e o contato com a natureza no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina na região do Algarve, fomentando ainda o desenvolvimento do produto “Cycling & Walking “».

«Encontram-se neste momento concluídos, os 91,63 km no concelho de Vila do Bispo, pertencentes à Ecovia da Costa Vicentina que faz a ligação direta do Alentejo (na Ribeira de Odeceixe) a Sagres. Encontra-se por concluir os 16,94 km de Aljezur, que no total perfaz uma extensão total de 108,57 km», segundo esta entidade.

O Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, financiou uma primeira parte da construção das três Ciclovias Regionais do Algarve, «num montante aproximado de 6 milhões de euros de investimento com uma comparticipação de FEDER de 4,4 milhões de euros».

A Ecovia/ Ciclovia do Litoral Sul, a Ecovia/ Ciclovia da Costa Vicentina e a Ecovia/ Ciclovia da Rota do Guadiana, são as 3 ciclovias regionais previstas para o Algarve e que se desenvolvem respetivamente entre Odeceixe e Sagres, entre Sagres e V. Real de Santo António e entre esta cidade e Alcoutim.

«Estas redes de Ciclovias Regionais integram redes internacionais e dão continuidade a uma rede ciclável urbana atravessando e ligando entre si os principais centros urbanos regionais e estão configuradas para acolher as deslocações pendulares diárias, principalmente para a escola e trabalho, mas também por motivos de comércio, lazer e outros», enquadrou a CCDR.

Em Vila do Bispo, a obra e a revisão do projeto da Ecovia e Ciclovia representaram um investimento global de 1.767.560 euros, comparticipado em 70% por fundos comunitários – programas CRESC Algarve 2020 e Algarve 2030 e pelo Turismo de Portugal.

 

 



inframoura
municipio de odemira

Também poderá gostar

Semana do Clima

Loulé promove mais uma edição da Semana do Clima

Marinha coordena resgate a noroeste de Sagres

Jovem filipino com sintomas de apendicite resgatado de navio ao largo de Sagres

reuniao-interna-projeto-clad-biblioteca-tavira

Biblioteca Municipal de Tavira integra projeto europeu de combate à desinformação