O Portimonense somou este sábado a sua terceira vitória consecutiva na II Liga de futebol, ao bater em casa o Felgueiras por 3-2, em jogo da 18ª jornada decidido por Tamble Monteiro após Camilo Durán e Carlos Eduardo terem bisado para os dois lados.
No arranque da segunda volta do campeonato, os tentos de Camilo Durán, aos 20 e 65 minutos, e Tamble Monteiro, aos 78, deram os três pontos aos algarvios, perante uma equipa forasteira que anulou duas desvantagens, por Carlos Eduardo, aos 26 e 69.
A sequência positiva de resultados permite ao Portimonense saltar, provisoriamente, para o 11º lugar, com 23 pontos, ultrapassando o adversário deste sábado na tabela.
Face à vitória da jornada anterior sobre o FC Porto B, a equipa algarvia surgiu em campo com quatro mudanças, entrando Keffel, reforço de inverno e pela primeira vez no onze, Francisco Varela, Geovane e Camilo Durán.
O defesa Filipe Relvas, os médios Diaby e Diogo Ferreira e o extremo Chico Banza, que frente aos portistas discutiu com o capitão Paulo Vítor na altura da marcação de uma grande penalidade, foram os jogadores preteridos pelo técnico Ricardo Pessoa.
Numa primeira parte equilibrada, o Portimonense abriu o ativo aos 20 minutos, no primeiro golo do colombiano Camilo Durán pelos algarvios, na sequência de um lançamento lateral, e Tamble Monteiro podia ter aumentado a diferença dois minutos depois, mas, isolado, permitiu a “mancha” de Bruno Pinto.
O Felgueiras respondeu aos 26 minutos com o tento do empate, num cabeceamento de Carlos Eduardo após cruzamento de Pedro Rosas, e esteve perto do segundo golo aos 34, numa oportunidade clamorosa desperdiçada por João Santos, que atirou ao lado.
A equipa orientada por Agostinho Bento voltou a criar perigo na primeira jogada do segundo tempo, novamente por João Santos e desta vez com excelente defesa de Vinicius Silvestre.
Os algarvios ganharam mais ascendente e assinaram o 2-1, aos 65 minutos, novamente por Camilo Durán, num lance em que Bruno Pinto podia ter feito melhor, mas o Felgueiras reagiu à altura, aos 69, com o 2-2, no segundo cabeceamento certeiro de Carlos Eduardo.
O triunfo do Portimonense acabou mesmo por ser assegurado aos 78 minutos, num cabeceamento de Tamble Monteiro, após centro de Paulo Vítor, até porque o Felgueiras já não conseguiu anular a terceira desvantagem na partida.
Na próxima ronda, a formação de Portimão desloca-se ao reduto da União de Leiria, em jogo marcado para 26 de Janeiro, às 15h30.