O NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve entrou em 2025 com «uma visão renovada» e vai apostar forte em projetos que visam «impulsionar o desenvolvimento económico, a inovação e a competitividade das empresas da região», no ano que agora começou.
«Entramos em 2025 com uma visão renovada e um compromisso reforçado com os empresários do Algarve. Sabemos que os desafios são grandes, mas acreditamos que, juntos, podemos transformar estes desafios em oportunidades para fortalecer a economia regional. Neste sentido, continuaremos a dar prioridade à intervenção, de forma articulada, junto das instituições públicas e associações nacionais e regionais, com o objetivo de contribuir para a defesa dos interesses das empresas e da região”, revelou Vítor Neto, presidente do NERA.
A associação já viu aprovados quatro Projetos SIAC (Sistemas de Apoio a Ações Coletiva) cofinanciados pelo Programa Regional Algarve 2030, «cujas tónicas são na internacionalização de produtos, nas estratégias de inovação e transição digital, no empreendedorismo qualificado e na descarbonização e sustentabilidade».
«Nos projetos de seguimento de 2024 estão em marcha um projeto INTERREG Transfronteiriço (POCTEP) dedicado ao setor agroalimentar, um projeto INTERREG Atlântico dedicado à economia azul e um projeto apoiado pelo PRR na área da cibersegurança, nomeadamente o Centro de Competências em Cibersegurança do Algarve, de cujo consórcio o NERA faz parte. Na área da formação profissional, para além da oferta formativa regular certificada, está em curso o Projeto Emprego + Digital com um leque de 40 ações de formação gratuitas para as empresas. Estão ainda por conhecer os resultados relativos a duas candidaturas ao INTERREG SUDOE submetidas em 2024», descreveu a associação.
Esta diversidade de projetos «visa responder às necessidades atuais dos empresários, alinhando-se com as prioridades estratégicas regionais e nacionais. Com uma atuação centrada na proximidade às empresas, e com parcerias regionais consolidadas, o NERA reafirma o seu papel enquanto parceiro estratégico do tecido empresarial algarvio, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade das empresas locais».