Festival Al-Mutamid, Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira, mais uma edição dos Prémios Sophia Estudante e um concerto de Ricardo Anastácio são alguns dos espetáculos que vão animar o Auditório Municipal de Albufeira no mês de Fevereiro.
O 15º Festival de Música Al-Mutamid|La Nuba Gharnati, um espetáculo de música árabe e dança oriental, realiza-se já no dia 8, a partir das 19h00.
O projeto artístico “La Nuba Gharnatí” é composto por músicos de diferentes origens e formações musicais, que combinam um vasto repertório de música árabe, andalusí e oriental.
O trabalho do quinteto envolve também pesquisa sobre os repertórios musicais andalusís, segundo as suas diferentes escolas e géneros.
O nome do grupo é inspirado, por um lado, na palavra Nuba, que alude a um tipo de composição musical andalusí, e, por outro lado, “Gharnatí”, que faz referência à cidade onde nasceu o projeto.
Os bilhetes custam 5 euros e estão à venda na BOL e na Galeria Municipal João Bailote, nos dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. Os bilhetes podem ainda ser adquiridos no dia do espetáculo, no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15.
No dia 15, às 19h00, é o Algarve Classic – III Festival de Música Clássica de Albufeira|”Sakamoto 1996” que regressa ao Auditório Municipal para um espetáculo único.
Neste concerto de tributo a Sakamoto irá ser apresentada uma seleção de obras do disco “1996”, interpretadas segundo as partituras originais, disponíveis numa limitada e rara edição, supervisionada e revista pelo próprio autor.
De acordo com o Município de Albufeira, o trio de piano, violino e violoncelo criado pelo pianista e compositor João Vasco é, atualmente, «uma das poucas formações no mundo a apresentar em concerto a obra “1996” no seu formato original».
Para este concerto foram selecionadas 10 obras de “1996” e quatro de “2016”. À semelhança das apresentações do próprio Sakamoto, todas as músicas serão acompanhadas por obras de videoarte, concebidas para este projeto pelo pianista João Vasco, também fotógrafo e videasta premiado.
Os bilhetes para este espetáculo custam 10 euros e estão à venda na BOL e na Galeria Municipal João Bailote, nos dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.
Podem também ser adquiridos no dia e local do espetáculo, das 18h00 às 18h45.
Neste mês regressam também os Prémios Sophia Estudante, um evento da responsabilidade da Academia Portuguesa de Cinema com o apoio do Município de Albufeira, que estão de regresso ao Auditório Municipal, de 20 a 23 de Fevereiro.
A 11ª edição do evento, sob o tema “O trabalho de ator”, prevê uma nova categoria: a de Melhor Trailler.
Nesta edição permanecem as categorias de Melhores Curtas-metragens nas vertentes: Experimental, Animação, Documentário e Ficção, para além das Melhores Curtas-metragens na vertente de alunos de mestrado e doutoramento em cinema.
A proposta vencedora do concurso de identidade gráfica (ou seja, o cartaz desta edição) que foi dirigido a estudantes de Design de todo o país, foi a de Luísa Cardoso, aluna da Escola Superior de Comunicação Social, que demonstrou, segundo o júri, «uma compreensão do tema central – o trabalho de ator – traduzindo-o de forma criativa na imagem de um ser em constante metamorfose».
Pedro Andrade, aluno da ETIC Algarve, e Cristiano Alves, aluno da Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) receberam menção especial ao alcançarem o 2º e 3º lugares.
Ao lado do Auditório, na Galeria Municipal João Bailote, vai decorrer a Mostra de Cartazes.
A programação da edição de 2025 dos Prémios Sophia Estudante continuarão a ser de entrada gratuita, contando com masterclasses, workshops, oficinas para escolas e a entrega de prémios, a par de outras ações.
A programação do Auditório do mês de Fevereiro encerra no dia 28, com o Espetáculo de Ricardo Anastácio. O início da atuação está marcado para as 21h30.
Ricardo Anastácio é um cantautor natural de Albufeira que tem colaborado com vários artistas do panorama do Fado e da música ligeira em Portugal.
Em 2007, participou na edição do primeiro disco do grupo Al-Mouraria, para o qual contribui com o tema “O Fado Que Vejo”.
Em 2020, editou um álbum homónimo composto por 10 temas onde canta sobre experiências reais por si vividas, ou partilhadas por pessoas próximas.
Os bilhetes estão à venda na BOL e na Galeria Municipal João Bailote, nos dias úteis das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00 e no dia do espetáculo, no Auditório Municipal, das 19h30 às 21h15.