Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Marinha Portuguesa, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC), registou no ano de 2024, um total de 437 ações de busca e salvamento, em que foram salvas 388 pessoas.

No Continente, ocorreram 248 ações de busca e salvamento, em que 263 pessoas foram salvas, nos Açores, houve 162 ações de busca e salvamento e 96 pessoas salvas e, na Madeira, registou-se um total de 27 ações e de 29 pessoas salvas.

Segundo a Marinha, só no último mês do ano, dezembro, registaram-se 31 ações de busca e salvamento em que foram salvas 31 pessoas.

recrutamento zoomarine 2025

Na área de responsabilidade do MRCC de Lisboa, foram registados 12 incidentes, em que foram salvas 7 pessoas, na do MRCC de Ponta Delgada, foram coordenadas 18 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 23 pessoas.

No Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, foi coordenada uma ação de busca e salvamento, tendo sido resgatada uma pessoa.

 

Sul Informação

A Marinha sublinha, em nota de imprensa de balanço, que, «para o sucesso do sistema de busca e salvamento contribuem diferentes organizações» e são utilizados «meios de diversas entidades, nomeadamente da Marinha, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa (FAP)».

Também contribuem «outras entidades pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, em especial o Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), os Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, as Administrações Marítimas e Portuárias, o Sistema de Controlo de Tráfego Costeiro, entre outros organismos».

Realça igualmente o apoio prestado pelos navios mercantes e embarcações de pesca nas ações de busca e salvamento, «que se desviam das suas rotas comerciais e interrompem a sua atividade profissional para prestarem o auxílio necessário, sempre coordenados pelos Centros Nacionais – MRCC Lisboa e MRCC Ponta Delgada».

Os Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo foram já reconhecidos nacional e internacionalmente com diversos prémios e, segundo garante a Marinha, «mantêm o seu zelo pela salvaguarda da vida humana no mar, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano».

 



lagos eventos
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

Castro Verde

Castro Verde avança com obras no Centro de Saúde e Serviço de Urgência Básica

medicina saude paciente medico

Alentejo 2030 com 4,6 milhões para investir em equipamentos sociais e de saúde da região

covid_pandemia_virus_pessoas_mascaras_loule_fc-20

Organização Mundial de Saúde adota acordo internacional sobre pandemias