O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa visitou ontem à tarde, no Hospital de Santa Maria, um dos bombeiros de Odemira feridos no despiste de quarta-feira, tendo constatado a «evolução muito positiva da sua situação clínica».
A visita de Marcelo Rebelo de Sousa foi anunciada já depois de ter acontecido e através de uma nota no sítio oficial da Presidência da República.
«O Presidente da República visitou esta tarde, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, o bombeiro que aí se encontra internado, inteirando-se da evolução muito positiva da sua situação clínica, e desejou-lhe as rápidas melhoras», pode ler-se.
De acordo com a nota, Marcelo Rebelo de Sousa «tem acompanhado de perto o estado de saúde dos elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários de Odemira vítimas deste acidente».
Um dos quatro operacionais feridos com gravidade no despiste de um veículo de combate a incêndios, na quarta-feira, teve alta do Hospital de Portimão na sexta-feira, enquanto outros dois permanecem internados, disse hoje à agência Lusa o comandante da corporação.
De acordo com Luís Oliveira, continuam internados um bombeiro no Hospital de Portimão e o que foi transportado para o Hospital de Santa Maria, hoje visitado pelo chefe de Estado.
O despiste do veículo de combate a incêndios desta corporação alentejana aconteceu na quarta-feira à noite, na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, em Odemira. Ficaram feridos – um dos quais sem gravidade – cinco bombeiros entre os 37 e os 43 anos.
Um dos operacionais ferido com gravidade, Dinis Conceição, de 38 anos, que tinha sido helitransportado para o Hospital de São José, em Lisboa, acabou por morrer na sexta-feira.
O corpo de Dinis Conceição está em câmara ardente no Salão Nobre do Quartel da corporação desde a tarde de ontem.
As cerimónias religiosas terão início no domingo, às 13h30, naquele espaço, seguindo-se o cortejo fúnebre para o cemitério de Boavista dos Pinheiros, no mesmo concelho alentejano.
O comandante disse hoje à Lusa ter recebido a confirmação de que Marcelo Rebelo de Sousa e alguns elementos do Governo vão ao quartel, no domingo, para participar nas cerimónias.
O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, corroborou hoje à Lusa esta informação: “O que me confirmaram foi que o Presidente da República, a ministra da Administração Interna [Margarida Blasco] e outros membros do Governo irão estar presentes, no domingo.”