O Lusitano de Évora e o Sporting de Braga disputam hoje, às 20h15, o último lugar nos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, num duelo “separado” por três escalões.
Os arsenalistas, quartos na I Liga e a jogar em casa, são os grandes favoritos diante do segundo classificado da Série D do Campeonato de Portugal, num confronto com história, face à presença dos eborenses na primeira divisão, nas décadas de 50 e 60.
As duas equipas já se encontraram 25 vezes, com um registo favorável ao Lusitano de Évora (14 vitórias, quatro empates e sete derrotas), emblema que desceu aos escalões inferiores em 1965/66 e nunca mais regressou à elite do futebol nacional.
Na época de 1984/85, Sporting de Braga e Lusitano de Évora defrontaram-se pela última vez, então já para a Taça de Portugal, com os bracarenses a vencerem em casa por 1-0.
O jogo de hoje define o oitavo e último finalista da Taça de Portugal, que irá defrontar nos quartos de final o Benfica, na Luz, entre 4 e 6 de Fevereiro. Os encarnados qualificaram-se ontem, terça-feira, ao vencer fora o Farense por 3-1.
Gil Vicente-Sporting, Rio Ave-São João Ver e Elvas-Tirsense são os jogos já definidos dos “quartos”