Carolin Hoffmann é quem lidera uma investigação inovadora sobre a ligação entre a disfunção do sistema imunitário e perturbações da saúde mental, como a esquizofrenia, que está a ser desenvolvida no Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-Ri) e precisa de financiamento para continuar.
De acordo com o ABC, este «trabalho pioneiro explora como o sistema do complemento, essencial no combate a infeções e no desenvolvimento cerebral, pode contribuir para estas condições».
O trabalho utiliza «ferramentas avançadas», como o CRISPR/Cas9 e organoides cerebrais com os quais Hoffmann está a «desbravar caminhos que poderão transformar o diagnóstico e o tratamento destas doenças».
Numa nota, o ABC salienta contudo que, para que esta investigação continue a progredir, «o apoio da comunidade é essencial» e por isso foi lançada uma campanha de angariação de fundos para ajudar a financiar este projeto e acelerar descobertas que, acreditam os investigadores, «poderão beneficiar milhões de pessoas».
Quem quiser contribuir pode fazê-lo aqui ou através do do IBAN PT50 0035 0303 00105008130 31 (com a referência “Schizophrenia Project”).
Para grandes donativos ou esclarecimentos, Carolin Hoffmann está disponível através do email [email protected].