O Instituto Politécnico (IP) de Beja está a participar na aliança “HEROES”, lançada a 21 de Janeiro, e que é apresentada como uma «iniciativa inovadora que une nove instituições de ensino superior orientadas para o ensino prático e investigação aplicada».
Lançado pela Universidade Thomas More, na Bélgica, «este consórcio pan-europeu visa fortalecer as regiões através da inovação inteligente e digital, contando com 120 mil estudantes e 14 mil colaboradores espalhados por 22 campus em nove países».
«O Instituto Politécnico de Beja, ao aliar-se a esta rede, destaca o seu compromisso com a educação vocacionada para a prática e a inovação regional», diz.
«A HEROES não é apenas uma rede; é um movimento que promove a inovação em áreas críticas como a mudança climática, a saúde digital e a agricultura sustentável. Estamos a elevar as necessidades e o conhecimento das regiões europeias.», diz Sofie Mols, presidente da HEROES e diretora de Inovação e Internacionalização na Thomas More.
A rede também inclui a Fontys University of Applied Sciences (Holanda), o Deggendorf Institute of Technology (Alemanha), a Halmstad University (Suécia), a Mendel University (República Tcheca), a Seinäjoki University of Applied Sciences (Finlândia), o University College Northern Denmark (Dinamarca) e a Vilniaus Kolegija (Lituânia).
«O envolvimento do Instituto Politécnico de Beja nesta colaboração sem fronteiras realça o seu papel na formação de futuros profissionais qualificados e na transformação da inovação educativa e prática numa realidade palpável. Estes esforços coletivos ambicionam revolucionar a maneira como enfrentamos os desafios sociais e ambientais atuais», conclui o IP Beja.