Uma recolha de alimentos promovida pelo Farense valeu ao emblema algarvio o Prémio de Responsabilidade Social referente ao mês de dezembro, atribuído pela Fundação do Futebol – Liga Portugal e entregue no sábado, antes do jogo caseiro com o Rio Ave, da I Liga.
O prémio, que distinguiu a iniciativa “Recolha de alimentos”, promovida entre os dias 7 e 15 de Dezembro de 2024, foi entregue por Nelson Pereira, vogal do conselho de administração da Fundação do Futebol, ao presidente do Farense, João Rodrigues.
A campanha desafiou os adeptos do Farense a contribuírem com bens alimentares para apoiar a Associação de Proteção à Rapariga e à Família (AIPAR), uma instituição de solidariedade social de Faro que apoia mulheres e famílias em situação de vulnerabilidade social.
As doações foram recolhidas no bar Formação SC Farense, localizado no Complexo Desportivo da Penha, ao longo de oito dias, «envolvendo a comunidade num gesto solidário que reforça os valores de união e compromisso social do clube», refere a Fundação do Futebol, em comunicado.
João Rodrigues agradeceu a distinção e destacou a importância de envolver os adeptos em iniciativas que fazem a diferença na comunidade.
«O Farense, ao longo de muitos anos e em diversas áreas, tem sempre tido um envolvimento muito grande com a sociedade», disse o dirigente, exemplificando com a presença de 300 crianças de várias escolhas do concelho nas bancadas do São Luís no passado sábado.
«Esta é a nossa forma de ver o desporto, e é para fortalecer ainda mais esta ligação com a comunidade que trabalhamos todos os dias», salientou.
O administração da Fundação do Futebol deu os parabéns ao emblema de Faro. «Acho que é muito importante quando se consegue envolver a comunidade com o clube, e neste campo da ajuda é fundamental. Penso que o Farense tem sido realmente um parceiro muito interessante da Fundação do Futebol, e temos muito orgulho em poder entregar esta distinção”, afirmou Nelson Pereira.
A fundação decidiu distinguir seis iniciativas finalistas com o Prémio de Responsabilidade Social de dezembro, «face à crescente mobilização dos clubes para o trabalho nas áreas da responsabilidade social e da sustentabilidade ambiental».
A época natalícia inspirou os clubes do futebol profissional a promoverem 138 ações solidárias e, além do Farense, foram premiadas as ações desenvolvidas pela Fundação Benfica, Sporting de Braga, Rio Ave, Portimonense e Fundação Marítimo Centenário.