Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A nova programação da Associação ALFAIA – Arte e Comunidade, de Loulé, e que ganhou o apoio sustentado da Direção Geral das Artes (DGArtes) até 2026, arrancou no passado dia 17 de Janeiro com a exposição “Perdícia”, da artista lisboeta Sara Mealha e com curadoria de Filipa da Rocha Nunes.

Tomando a mesa de refeição como um “display” para o desenho, num diálogo com quatro restaurantes louletanos (Bocage, Flor da Praça, O Pescador e Retiro dos Arcos), a exposição “Perdícia” «pretende propor uma reflexão sobre os espaços de partilha popular, onde subjetividades se encontram em almoços rápidos, jantares de grupo ou lanches tardios, e o espaço expositivo tradicional», lê-se na folha de sala.

Esta experiência “interdisciplinar” dá uso às típicas toalhas de papel dos restaurantes como suporte para os desenhos de Sara Mealha, realizados através de impressão serigráfica. Os restaurantes participantes cederam as suas toalhas, que retornaram transformadas, incorporando arte nos gestos simples do quotidiano.

lagos eventos

«Durante a duração da exposição, as toalhas serigrafadas serão usadas nos próprios restaurantes, envolvendo os visitantes em refeições comuns e oferecendo um convite inusitado à visita da galeria. Na ALFAIA, o público poderá aceder a um espaço de contemplação que amplia a experiência iniciada à mesa», refere a associação, que acolherá a artista.

Este projeto, que «dissolve as fronteiras entre arte e vida», convida o público a «redescobrir os rituais quotidianos com um olhar renovado».

A exposição poderá ser visitada até dia 15 de Março, em Loulé, na Rua Brites de Almeida nº 18. Os horários podem ser consultados aqui.

O último dia contará com uma visita guiada e conversa com a artista e curadora às 17h00.

recrutamento zoomarine 2025
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

unnamed

Björn Heyn mostra como “Gelado é Melhor que Matemática!” na galeria Gama Rama

Castelo de Salir

O Castelo de Salir vai estar em foco no “Laboratório da Memória”

Adam Ben Ezra

Adam Ben Ezra, Mitsune e Virgem Suta completam cartaz do Festival MED