A Docapesca anunciou esta quinta-feira, 16 de Janeiro, que vai reabilitar a rede de esgotos do porto do Rio Arade, em Lagoa, e a zona exterior da lota de Sagres, num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros.
O primeiro concurso público, com um preço-base de 815 mil euros, destina-se à reabilitação da rede de esgotos do porto do Rio Arade, em Lagoa.
«Este projeto visa restabelecer o funcionamento das infraestruturas de recolha e condução de águas residuais domésticas para tratamento. Os trabalhos incluem a construção de uma nova estação elevatória, a substituição de coletores necessários para redirecionar os esgotos recolhidos e a ligação à rede municipal, assegurando assim a eficiência e a sustentabilidade ambiental deste sistema», explica a Docapesca.
O segundo concurso, com um preço-base de 270 mil euros, contempla a reabilitação exterior da lota de Sagres, com o objetivo de garantir as condições de segurança, utilização e durabilidade do edifício. As intervenções incluem o tratamento das armaduras, a aplicação de argamassa de reparação estrutural nos elementos de betão armado e a instalação de um novo sistema de impermeabilização e revestimento no terraço.
Adicionalmente, em Sagres, está também em curso a construção de uma cobertura no cais de descarga, que representa um investimento de cerca de 92 mil euros, reforçando as condições de trabalho dos profissionais do setor.