A Câmara de Beja lançou a obra de construção de 45 novas casas, na ligação do Bairro do Pelame à Quinta D’El Rei, um intervenção que, segundo a autarquia, permitirá colocar no mercado de arrendamento 45 novos apartamentos.
As casas, 15 de tipologia T1 e 30 de tipologia T3 dividir-se-ão em cinco edifícios, que estão a ser erguidos num lote com quase 2 mil metros quadrados de área.
Esta empreitada, que custará cerca de 6,6 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo do Programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, «é uma das medidas centrais da Estratégia Local de Habitação de Beja».
«No âmbito desta empreitada serão construídos 5 lotes geminados, cada um deles composto por 9 habitações, distribuídas por três pisos (0, 1 e 2). O piso -1 (cave) será destinado ao parqueamento automóvel, projetando-se a criação de 12 lugares de estacionamento por cada um dos lotes, distribuídos da seguinte forma: um lugar por fração (9 lugares de estacionamento); um lugar adaptado a pessoas com mobilidade reduzida e dois lugares destinados ao carregamento de veículos elétricos», descreveu a Câmara de Beja.