O município de Vila Real de Santo António estabeleceu, com a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Vila Real de Santo António e Castro Marim, um protocolo para assegurar a cooperação operacional, logística e financeira, no âmbito da atividade de Proteção Civil, com a atribuição financeira de 472 mil euros.
De acordo com a autarquia, o dispositivo de resposta será operacionalizado através da estrutura do Corpo de Bombeiros, mantido pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, unidade que é responsável pela resposta operacional, em matéria de proteção e socorro, na área geográfica dos concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Outra das medidas incluídas no protocolo é a sustentação logística da atividade no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS).
Será também mantido um Centro Intermunicipal de Proteção Civil, dedicado à gestão de emergências, com uma linha de atendimento permanente.
Com este protocolo, o município de Vila Real de Santo António diz reafirmar «o seu compromisso com a segurança da comunidade, assegurando os recursos necessários para uma resposta eficaz às emergências e à atividade de proteção e socorro».