Boliqueime foi “promovida” a Vila na sexta-feira, após a proposta de elevação do estatuto desta localidade do concelho de Loulé ter sido aprovada na Assembleia da República.
A elevação de Boliqueime a Vila já tinha sido aprovada na generalidade a 4 de Outubro e ontem foi oficializada «com a aprovação unânime por parte do parlamento, na sequência da sua discussão em sede de especialidade. O projeto de lei foi apresentado à Comissão de Poder Local e Coesão Territorial pelos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Faro, Jamila Madeira, Luís Graça e Jorge Botelho», segundo a Junta de Freguesia de Boliqueime.
«Esta decisão valoriza a nossa história e desafia-nos a continuar a trabalhar com dedicação para responder às necessidades e expectativas de Boliqueime», considerou Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia.
Para alcançar o estatuto de Vila, Boliqueime, uma freguesia «com uma área de 46,21 km² e uma população estimada em cerca de 6 mil habitantes», cumpriu os requisitos previstos na legislação, «como ter mais de 3 mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e a existência de várias infraestruturas essenciais, incluindo posto médico, farmácia, espaços culturais, agência bancária e serviços de transportes públicos», segundo a Junta de Freguesia.
Além da junta, também a Câmara de Loulé já veio a público congratular-se com a decisão, recordando que foi «também com a iniciativa do Município de Loulé que foi apresentada uma proposta de elevação de Boliqueime a vila».
A Autarquia destaca o facto deste novo estatuto ser resultado «das dinâmicas sociais e económicas, ao longo dos últimos anos e dos investimentos aqui realizados pelos sucessivos executivos autárquicos que contribuíram para o progresso desta localidade».