Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
municipio de odemira

Boliqueime foi “promovida” a Vila na sexta-feira, após a proposta de elevação do estatuto desta localidade do concelho de Loulé ter sido aprovada na Assembleia da República.

A elevação de Boliqueime a Vila já tinha sido aprovada na generalidade a 4 de Outubro e ontem foi oficializada «com a aprovação unânime por parte do parlamento, na sequência da sua discussão em sede de especialidade. O projeto de lei foi apresentado à Comissão de Poder Local e Coesão Territorial pelos deputados socialistas eleitos pelo círculo de Faro, Jamila Madeira, Luís Graça e Jorge Botelho», segundo a Junta de Freguesia de Boliqueime.

«Esta decisão valoriza a nossa história e desafia-nos a continuar a trabalhar com dedicação para responder às necessidades e expectativas de Boliqueime», considerou Nelson Brazão, presidente da Junta de Freguesia.

festival do marisco de olhao

Para alcançar o estatuto de Vila, Boliqueime, uma freguesia «com uma área de 46,21 km² e uma população estimada em cerca de 6 mil habitantes», cumpriu os requisitos previstos na legislação, «como ter mais de 3 mil eleitores em aglomerado populacional contínuo e a existência de várias infraestruturas essenciais, incluindo posto médico, farmácia, espaços culturais, agência bancária e serviços de transportes públicos», segundo a Junta de Freguesia.

Além da junta, também a Câmara de Loulé já veio a público congratular-se com a decisão, recordando que foi «também com a iniciativa do Município de Loulé que foi apresentada uma proposta de elevação de Boliqueime a vila».

A Autarquia destaca o facto deste novo estatuto ser resultado «das dinâmicas sociais e económicas, ao longo dos últimos anos e dos investimentos aqui realizados pelos sucessivos executivos autárquicos que contribuíram para o progresso desta localidade».

 

 



festival do marisco de olhao

Também poderá gostar

João Francisco de Oliveira Moz Carrapa

Loulé diz que João Moz Carrapa «ficará na memória da nossa vida coletiva»

João Carrapa_00

Morreu João Moz Carrapa, ex- deputado constituinte do PS pelo Algarve

Foto: Luís Forra/Lusa

Legislativas: Mortágua usa habitação como trunfo para captar eleitores do Chega no Algarve