Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
zoomarine

A Soudal Quick-Step, que não deverá contar com o lesionado Remco Evenepoel para defender o título, e a Red Bull-BORA-hansgrohe, que traz Primoz Roglic, vencedor em 2017, confirmaram a sua presença na 51ª Volta ao Algarve, anunciou esta quinta-feira a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

«Em 2025, os adeptos, já habituados à presença dos melhores ciclistas do Mundo no Algarve, vão poder voltar a acompanhar de perto duas equipas com história na competição», destacou a organização da prova.

A Soudal Quick-Step, equipa do belga Remco Evenepoel, vencedor da última edição e recordista de vitórias na geral da Volta ao Algarve, com três (2020, 2022 e 2024), a par com Belmiro Silva, vai pedalar no Algarve pela 19ª vez, participando de forma consecutiva desde 2007, quando era Quickstep-Innergetic.

maozorra

No total, são já 25 vitórias em etapas e seis na geral – para além de Remco, venceram Stijn Devolder (2008), Tony Martin (2013) e Michał Kwiatkowski (2014).

Entre os corredores já confirmados pela Soudal Quick-Step para 2025, além do já referido Remco – que devido a uma lesão grave não deverá estar no Algarve –, constam ainda três nomes que já terminaram no pódio da Volta ao Algarve: Ethan Hayter (2º em 2021, pela INEOS Grenadiers), Maximilian Schachmann (2º em 2020, pela BORA-hansgrohe) e Ilan Van Wilder (3º em 2023).

Também de regresso ao Algarve estará a RedBull-BORA-hansgrohe. Apesar da estreia com o novo patrocinador, a equipa germânica já compete na Volta ao Algarve desde 2014, somando 11 participações, ao longo das quais a equipa venceu três etapas.

A Red Bull-BORA-hansgrohe nunca venceu a geral, porém, conta com dois 2ºs lugares na história da Volta ao Algarve: Maximilian Schachmann (2020) e Daniel Martínez (2024), que na última edição festejou no Alto da Fóia e no Alto do Malhão.

Martínez, de resto, participou em três ocasiões e ficou sempre no pódio – além do 2º lugar de 2024, foi 2º em 2022 e venceu em 2023, ao serviço da INEOS Grenadiers.

Entre os corredores confirmados na equipa para 2025, destaque também para Primoz Roglic, vencedor da “Algarvia” em 2017, pela então Team LottoNL-Jumbo, que já anunciou que irá iniciar a nova temporada nas estradas algarvias.

«O esloveno é um dos melhores ciclistas do Mundo e será um dos nomes de destaque entre os participantes da próxima edição. O currículo invejável de Roglič inclui quatro Voltas a Espanha, onde festejou a vitória em 15 etapas, e uma vitória na geral do Giro d’Itália, entre muitos outros sucessos, num total de 88 vitórias ao longo da carreira como profissional», assinala a FPC.

Já estão confirmadas na 51ª Volta ao Algarve, na estrada entre 19 e 23 de Fevereiro de 2025, 10 equipas WorldTeams, o principal escalão mundial, e três equipas ProTeams (segundo escalão).



lagos eventos
municipio de portimao

Também poderá gostar

luis costa paralimpicos

Paraciclista Luís Costa inibido de competir até Janeiro de 2027

Foto: FPC

Ciclista algarvio Noah Campos participa no Grande Prémio das Nações

Foto: FPC (Arquivo)

Algarvia Beatriz Guerra 2ª na penúltima prova da Taça de Portugal de XCO