Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Projeto Público de arquitetura para a Casa Mortuária de Barrancos, da autoria do MESA Atelier, foi o vencedor da 4ª edição do Prémio Concreta UNDER 40.

O Prémio Concreta UNDER 40 tem como objetivo “promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitetos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bem diferente das gerações anteriores”.

Segundo os promotores, “pretende-se avaliar e premiar obras contruídas em território nacional, da autoria de Arquitetos portugueses que, com criatividade, profissionalismo e mestria, se adaptaram à realidade da sua época, e desenvolveram projetos que se destacam pela capacidade criativa e de inovação, aliadas à qualidade técnica”.

infraquinta rumo à sustentabilidade

O MESA Atelier é constituído pelos arquitetos Paulo Dias (coordenação), João Varela e Ana Isabel Santos.

O júri do prémio, constituído pelos arquitetos/as Inês Brandão e Inês Lobo (a convite da Exponor), Diogo Aguiar (comissário da Feira Concreta), Francisco Adão da Fonseca (em representação do CDRN da Ordem dos Arquitetos) e engenheira Filipa Varela (em representação Ibérica da área de prescrição da CIN) destacou que, “tratando-se de uma obra pública, resultado de um concurso público, esta proposta distingue-se pela criação de espaço público de grande qualidade no interior do Sul de Portugal, em Barrancos”.

“É notória a sua integração sensível no território, bem como a pertinente configuração volumétrica do programa na sua relação direta com a paisagem, sensível à potenciação da temática interior/exterior através do desenho de atravessamentos visuais”, acrescentou o júri.

“No interior, é evidente a dignidade com que é trabalhado um programa que remete para a interioridade e introspeção, a partir do desenho das estruturas das coberturas e dos momentos de luz. Foi ainda valorizada a expressão tectónica da construção, feita com contenção, sobriedade, simplicidade e coerência material”, concluiu o júri.

O Prémio Concreta UNDER 40 é uma iniciativa promovida pela Exponor-Feira Internacional do Porto, que conta com o apoio técnico do Conselho Diretivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN.

 

Sul Informação

 

Casa Mortuária de Barrancos
https://lnkd.in/dqNKbGVa
Arquitetura: mesaatelier_ Paulo Dias (coord.), João Varela e Ana Isabel Santos
Arquitetura Paisagista: Francisco Caldeira Cabral
Estabilidade: João Paulo Cardoso_PRPC Engenheiros
Especialidades: ACRIBIA
Medições e Orçamentos: TRIBATO
Construção: Joaquim Gonçalves – Construções, Lda
Fiscalização: Progesteam Engineering, Lda
Fotografia: Nuno Almendra
Promotor: Município de Barrancos
Assessoria Técnica: Ordem dos Arquitectos | SR LVT

 

Clique aqui para conhecer todos os vencedores deste ano.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



maozorra
zoomarine

Também poderá gostar

colors of Portugal

Onze suspeitos da prática de diversos crimes detidos pela PSP em Beja

FITA - Festival Internacional de Teatro do Alentejo

Festival Internacional de Teatro do Alentejo com 17 companhias de seis países

EVORA-WINE-1

ÉvoraWine arranca esta sexta-feira com 300 vinhos em prova