O primeiro ano de atividade do Parque Mineiro de Aljustrel vai ser comemorado amanhã, quarta-feira, 4 de Dezembro, dia de Santa Bárbara, a padroeira do mineiros, com um programa que inclui a inauguração da exposição “Arqueologia nos Novos Caminhos da Água”, do Museu da Luz – EDIA, a apresentação de uma aplicação e uma visita aberta.
Do programa faz ainda parte o balanço do ano que passou desde que a Câmara Municipal de Aljustrel abriu ao público este parque, com o objetivo de«prestar uma homenagem a todos os mineiros e a toda a comunidade».
Às 10h00, no Centro de Receção e Interpretação do Parque Mineiro de Aljustrel (CRIPMA), acontecerá a sessão de abertura, pelo presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles, seguindo-se um balanço do 1º ano de atividade do Parque Mineiro, que será realizado por Marcos Aguiar.
Durante a manhã será ainda apresentado o Plano de Atividades para 2025 (equipa do Parque Mineiro), feita a apresentação do estudo “Faixa Piritosa Ibérica, uma região mineira estratégica para o Império Romano” (João Xavier e Sara Matos, do LNEG) e feita a inauguração da exposição “Arqueologia nos Novos Caminhos da Água”, do Museu da Luz – EDIA.
À tarde, a partir das 14h30, será dada a conhecer a app Parque Mineiro de Aljustrel (SkillTech e Smiity) e será realizada uma visita aberta.
As participação nestas comemorações está sujeita a inscrição, que poderá ser feita enviando email para [email protected].