Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

O Bispo do Algarve apela, na sua mensagem de Natal, a que todos possam acolher Cristo como sinal «de luz e esperança». 

D. Manuel Neto Quintas pede, a todos os algarvios, que se cultivem e assumam «sentimentos, valores e atitudes que espelhem o que é verdadeiramente essencial na nossa vida pessoal, familiar, profissional» e que possam acolher «sem reservas, a luz e a esperança, como dons que, com o menino-Deus, a todos nos são oferecidos».

O Bispo relembra que a situação de equilíbrio precário que atravessa o mundo, com muitos conflitos e situações delicadas, nos deve levar a «testemunhar, de modo credível e atraente, uma fé firme, uma esperança alegre e uma caridade generosa», oferecendo «a todos um gesto de amizade, um olhar fraterno, uma escuta sincera, um serviço gratuito, sabendo que, no Espírito de Jesus, isso pode tornar-se semente fecunda de luz, de alegria e de paz, para quem a semeia e para quem a recebe».

sessões de cinema de inverno

«A celebração do Natal proporciona-nos a oportunidade de acolher a esperança genuína, que não se confunde com uma simples expetativa de tempos melhores», acrescenta.

O prelado algarvio recorda, nesta mensagem, algumas iniciativas que contribuem, precisamente, para que se viva este espírito de fraternidade. É o caso da entrega, feita pelos elementos do Corpo Nacional de Escutas (CNE), da Luz de Belém, nas diversas paróquias algarvias. Este ano, a Junta Regional do CNE assumiu a tarefa de se deslocar a Viena de Áustria, local onde chega, vinda da Basílica da Natividade, em Belém, esta luz, que simboliza a paz e a irmandade que une todos os homens.

«Exigente pela distância que, em pouco tempo, foi necessário percorrer, gratificante pelo significado e nobreza deste gesto», refere o bispo do Algarve, o momento «foi igualmente gratificante e até mesmo comovente».

Quem também se associa a esta iniciativa é a Cáritas, com a proposta “dez milhões de estrelas”, assim como a Conferência Episcopal Portuguesa, que, explica D. Manuel Neto Quintas, procurará apoiar, «com o ofertório de um domingo desta quadra natalícia, realizado em cada diocese, as comunidades cristãs da Terra Santa, que continuam a enfrentar dificuldades de toda ordem, motivadas pela guerra que, infelizmente, persiste em continuar com as suas nefastas e conhecidas consequências».

O Bispo do Algarve apela, ainda, a todos os fiéis algarvios, que se associem às celebrações do Jubileu de 2025, que será inaugurado, em Roma, na noite de Natal, pelo Papa Francisco.

 

 



recrutamento zoomarine 2025
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

padre igreja católica

Conheça todos os horários das celebrações da Semana Santa no Algarve

Bispo do Algarve Páscoa Quaresma

Bispo do Algarve convida a viver Quaresma como tempo de esperança

Conego_jose_pedro_martins-1536x1024

Câmara de Faro «lamenta profundamente» morte do cónego José Pedro Martins