Uma fusão «ousada entre hip hop e música tradicional». É isto que se pode ouvir em “Vila Nova bem amuralhada”, uma nova música lançada pelo projeto algarvio Bioco.
Originalmente um baile mandado do século XVIII, imortalizado por Giacometti, “Vila Nova bem amuralhada” ganha nova vida pelas mãos de José Vieira, produtor e membro do coletivo Ria Inquieta. Respeitando a melodia original, Vieira introduz harmonias e instrumentos modernos, dando à música uma nova roupagem.
A grande novidade é a integração do hip hop, protagonizada por Panda, saxofonista e rapper de Portimão, que adiciona uma energia vibrante com versos criados especialmente para este projeto. Cherry empresta a sua voz, conferindo emoção e intensidade à interpretação.
O videoclipe do single é uma obra de arte que combina música, cinema e dança.
Duas bailarinas, trajadas com vestes tradicionais algarvias, executam uma coreografia que alterna entre movimentos clássicos e modernos, enquanto seguram guitarras elétricas, simbolizando a união entre passado e presente.
O videoclipe foi filmado no Ginásio Clube de Tavira.
Na dança, Simone Marçal e Pi Amaro, professoras do Conservatório de Vila Real de Santo António, criaram uma coreografia que harmoniza tradição e modernidade. Os figurinos são do Grupo Folclórico de Faro.
A captação e edição do videoclipe ficaram a cargo de Henrique Mestre, parceiro habitual do Bioco. A mistura e masterização ficaram a cargo de SIckonce e Diogo Lima, realizados no estúdio Granular.
«Queremos cativar dois públicos: aqueles que reconhecem a tradição algarvia e se surpreendem com a modernidade, e os que descobrem a tradição através desta nova interpretação», explica José Vieira.
A iniciativa conta com o apoio da CCDR do Algarve através do Programa de Apoio À Ação Cultural.