O filme “Um Adeus Português”, do realizador João Botelho, vai encerrar, no dia 21 de novembro, às 21h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, o ciclo de cinema Filmes que Contam Abril, promovido pelo Município de Silves, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A entrada é livre e o público está convidado a participar na última sessão do ciclo.
Lançado em 1985, “Um Adeus Português” é uma obra profundamente reflexiva sobre as cicatrizes deixadas pela Guerra Colonial e o impacto duradouro nas famílias portuguesas.
Ambientado em África, nos últimos anos do conflito colonial, o filme acompanha a história de um grupo de soldados que se depara com a perda de um companheiro, resultado do rebentamento de uma mina.
Doze anos após o fim da guerra, em Lisboa, os pais do soldado falecido, Raul e Piedade, tentam restabelecer o elo familiar ao visitar o filho mais novo, Alexandre, e Laura, a viúva do filho que perderam.
No entanto, os vestígios do passado e as dores que persistem entre os sobreviventes impossibilitam um verdadeiro reencontro e uma paz interior, evidenciando uma dor “serena e amarga” que nem o tempo conseguiu apagar.
Este filme é uma viagem ao coração do desencanto de uma geração, projetando a dor, a perda e a memória num retrato sensível e profundamente português, que reflete as feridas de um passado desconfortável e a busca por sentido.
O ciclo Filmes que Contam Abril, com um programa descentralizado percorreu as várias freguesias do concelho de Silves e proporcionou ao público uma oportunidade única de explorar e refletir sobre temas do 25 de Abril e da ditadura, através de diversas perspetivas cinematográficas.
Integrado nas comemorações “Abril Presente, Liberdade Sempre”, celebrou a liberdade, incentivando o diálogo e preservando a memória histórica da Revolução dos Cravos.