O Portimonense bateu o Guifões este fim de semana e ultrapassou a 1ª eliminatória da 2ª fase da Taça de Portugal masculina de basquetebol, enquanto o Ginásio Olhanense foi eliminado em casa pelo SC Vasco da Gama.
Em Matosinhos, o conjunto “alvinegro”, da Proliga (segundo escalão), bateu o Guifões, do CN1 (terceiro escalão), por 87-76, apesar de um mau começo de jogo, tendo a equipa da casa terminado o primeiro período com uma vantagem de oito pontos (26-18).
Os algarvios, orientados por Carlos Almeida, recuperaram no segundo quarto, saindo para o intervalo a perder apenas por um ponto (41-40), e deram a volta ao marcador no terceiro parcial, acabando mesmo por aumentar a diferença no quarto e último período.
No Portimonense, os melhores pontuadores foram Pedro Santos (13 pontos e 2 dois ressaltos), Jorge Embaló (12 pontos, seis assistências e três ressaltos), Jeremias Manjate (12 pontos e seis ressaltos) e Guilherme Santinhos (12 pontos e dois ressaltos).
Na próxima eliminatória, marcada para 24 de novembro, a formação de Portimão volta a jogar fora de portas, no reduto da Academia do Lumiar, do CN2 (quarto escalão), que neste fim de semana eliminou o Maia BC, por 86-83.
Já o Ginásio Olhanense (CN1), orientado por José Calabote, foi afastado da Taça de Portugal após um desaire caseiro, por 63-77, frente ao SC Vasco da Gama.
A equipa do Porto deu o mote com um excelente primeiro período (24-12) e manteve a diferença segura nos parciais seguintes apesar da réplica do conjunto algarvio, que no último período já não teve capacidade para tentar recuperar a desvantagem.
Ernesto Fortes (20 pontos e quatro ressaltos), Fernando Sassinda (13 pontos e três ressaltos) e Rafael Wildner (11 pontos e 14 ressaltos) foram os jogadores em destaque no Ginásio Olhanense.