A Câmara de Odemira vai apresentar na segunda-feira o seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo, um documento criado em parceria com as forças vivas do concelho que «tem como missão fomentar a qualidade de vida de todos os munícipes e garantir o acesso ao desporto e à atividade física a todos os segmentos da população, com especial incidência nas crianças e nos idosos», anunciou a autarquia.
A estratégia local para o Desenvolvimento Desportivo vai ser apresentada na sede do Clube Fluvial Odemirense, em Odemira, no dia 25, a partir das 20h00. A iniciativa contará com a presença de Hélder Guerreiro,o presidente da Câmara Municipal de Odemira, de presidentes de Juntas de Freguesia, dirigentes e atletas das associações e clubes desportivos e da comunidade escolar.
O objetivo do documento, diz a Câmara, «é promover uma comunidade saudável e inclusiva, através da valorização da atividade física e do aperfeiçoamento das instalações desportivas, e fomentar uma política de proximidade, descentralizando ações e melhorando os serviços disponibilizados».
A estratégia assenta em cinco eixos, «fundamentais para criar uma estrutura coesa que promova a saúde, o bem-estar, a inclusão e a coesão da comunidade através do desporto, a desenvolver através de vários pro»gramas e ações: 1. Desporto para Todos, 2. Infraestruturas e Espaços, 3. Educação e Formação, 4. Turismo Desportivo e 5. Gestão e Parcerias.
«Assente na premissa “Melhor Desporto, Melhor Saúde” e com um horizonte temporal que se estende até 2028, todos programas e ações municipais na área do desporto e da promoção de hábitos de vida saudáveis são enquadradas no Plano Estratégico de Desenvolvimento, bem como nos objetivos da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e da plataforma de Municípios Amigos do Desporto que Odemira integra», conclui a autarquia.