A segunda edição do “Nomad World Fest”, que decorreu em Albufeira, de 7 a 13 de outubro, numa tenda, especialmente montada para o efeito, na Praia do Inatel e na Sala Azul do edifício Inatel, é uma iniciativa considerada pela organização como uma experiência transformadora para nómadas digitais e trabalhadores remotos de todo o mundo.
O evento, que integrou palestras de especialistas, workshops práticos e diversão à beira-mar, reforça o estatuto de Albufeira na comunidade dos nómadas digitais.
Este ano, o “Nomad World Fest” contou com a presença de 250 participantes provenientes de vários pontos do mundo.
O presidente da Câmara Municipal fez questão de realçar que Albufeira “não é apenas um sítio de férias, é também um concelho que tem todas as condições para receber os chamados nómadas digitais”.
José Carlos Rolo acrescentou que só este ano já passaram pela Sala Azul 1500 pessoas que frequentam aquele espaço para trabalhar à distância, trocar contactos e que, paralelamente, se inserem na vida da comunidade.
O evento, organizado pela Digital Nomads Association de Portugal (DNA Portugal) com coorganização do Município de Albufeira, integrou palestras com especialistas com larga experiência em trabalho remoto, web3, co-living, co-working, IA – Inteligência Artificial e o futuro do trabalho.
Em paralelo às palestras e workshops práticos, o “Nomad World Fest” incluiu um programa social: um sunset com música ao vivo na praia, passeio de barco pela costa para ver os golfinhos e as grutas, Acro Yoga, visita ao Zoomarine, prova de vinhos e dança, um Jantar de Gala com showcooking, pedy paper, festa de música eletrónica e networking, aulas de padle, voleibol, caminhadas pelos trilhos da Praia da Falésia, entre outros momentos informais que tiveram por objetivo dar a conhecer Albufeira aos participantes do certame, promover o convívio, a partilha de experiências e a oportunidade para descontrair.
Segundo a Câmara de Albufeira, “foram muitas as reações positivas e os elogios ao evento, designadamente do coproprietário do maior Festival Nómada do Mundo, Philipp Alexander Weber, que se referiu ao “Nomad World Fest” como um evento épico”.
A iniciativa, além do impacto “bastante positivo ao nível da experiência dos participantes, gerou uma enorme visibilidade nas redes sociais, o que reforça o estatuto de Albufeira na comunidade de Nómadas Digitais”, acrescenta a autarquia.
Assim, nos últimos 90 dias (30 de julho a 27 de outubro) as publicações relacionadas com o evento obtiveram 106 452 visualizações, sendo que, por tipo de conteúdos as stories recolheram 36,6% de visualizações, as publicações 37% e os Reels 24,4%, sendo de sublinhar que, apenas no período entre 12 de setembro e 22 de outubro, foram publicadas 7000 stories.
Quanto aos posts publicados entre 28 de junho e 26 de outubro, o alcance médio por publicação foi de 240,25 (+ 926,37%) por post, comparativamente aos últimos 12 meses.
No que diz respeito às publicações realizadas entre 1 de maio e 7 de outubro, as estatísticas mostram que receberam um envolvimento de 168,26 (mais 476.68%), alcançaram 862 interações (mais 7736,36%), igualmente, em comparação com os últimos 12 meses das publicações efetuadas na página de Facebook do evento.
No mesmo período em análise, as publicações sobre o evento tiveram um alcance médio por post de 240,25 (mais 926,37%) e 142 no total das publicações (mais 425,93%).
Destaque-se, ainda, que, no top 10 dos países que mais pesquisaram informação sobre o Summit, Portugal aparece em primeiro lugar (26,88%), seguido dos Estados Unidos (12,10%), em terceiro aparece Espanha (11,83%), seguido do Reino Unido (6,72%), Alemanha (3,49%), Itália (3,36%), Brasil (2,69%), Países Baixos (2,28%), Canadá (2,15%) e Suíça (2,02%).
No top 10 das cidades estão Lisboa (3,49%), Albufeira (3,35%), Nova Iorque (2,28%), Barcelona (2,02%), Londres (1,85%), Faro (1,61%), Funchal (1,48%), Olhão (1,21%), Porto (1,21%) e Cascais (2,02%).
Comentários