A Câmara de Loulé vai distribuir árvores e realizar uma ação de plantação de espécies autóctones com alunos do 5º ano, na Escola de Ensino Básico D. Dinis em Quarteira, entre outras iniciativas, no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, que começam hoje e duram até 29 de Novembro.
Esta terça-feira, numa parceria com APA-ARH Algarve, terá lugar uma ação de sensibilização ambiental focada no descasque de acácias (plantas invasoras, não-nativas que causam impactes ambientais e económicos negativos nos ecossistemas) numa das ribeiras partilhadas entre os municípios de Loulé e de São Brás de Alportel.
A atividade contará com a participação e colaboração de escolas de cada município. No caso de Loulé, estarão envolvidos voluntários/as empenhados/as da Escola Profissional Cândido Guerreiro de Alte.
«Nessa manhã os/as participantes colocarão “mãos à obra” para ajudar os ecossistemas, tentando controlar o rápido crescimento das plantas invasoras que impedem o crescimento das plantas autóctones», segundo a Câmara de Loulé.
Entre os dias 25 a 29 de Novembro será promovida a Semana da Floresta Autóctone, «que conta com a distribuição das árvores da iniciativa “Uma Árvore dá Vida”, campanha que requereu uma inscrição prévia, bem como a realização de uma plantação de espécies autóctones com alunos do 5º ano, na Escola de Ensino Básico D. Dinis em Quarteira, com a colaboração da Junta de Freguesia de Quarteira».
A distribuição acontece durante o período da manhã, no Parque de Serviços Urbanos.
«Estas iniciativas têm em conta a atual Política Local de Ação Climática e Salvaguarda Ambiental do Município de Loulé, pilar fundamental na estratégia de desenvolvimento local e um dos grandes desígnios da política pública municipal, onde investir no Ambiente é uma aposta essencial e o caminho certo para um futuro melhor, mais sustentável e consequentemente com gerações mais conscientes e felizes, sendo fundamental contar com todos/as e proporcionar um conhecimento consciente para melhor nos capacitarmos e prepararmos o presente e o futuro, reforçando a resiliência da nossa sociedade a futuras ameaças», enquadra a Câmara de Loulé.
O Dia da Floresta Autóctone «foi estabelecido para promover a divulgação da importância da conservação das florestas naturais, apresentando-se, simultaneamente, como um dia mais adaptado às condições climatéricas de Portugal e Espanha para se proceder à sementeira ou plantação de árvores».