O momento de Portugal «é francamente bom», mas isso não impede que se pense já no futuro. O Algarve recebeu esta segunda-feira, 26 de Novembro, a última conferência de auscultação de qual deve ser a estratégia do turismo até 2035 e, na opinião do secretário de Estado do setor, o rumo que o Algarve, em específico, deve tomar é muito evidente: apostar na diferenciação, na autenticidade e na excelência.
Na ressaca de mais uma vitória nos World Travel Awards – onde o Algarve recebeu o prémio de melhor destino de praia do mundo – esta conferência juntou hoteleiros, empresários, dirigentes regionais, responsáveis políticos, académicos e alunos no auditório do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve.
Em declarações aos jornalistas após o final da conferência, Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, não hesitou em afirmar que o Algarve «é a região de Portugal com maior número de dormidas, cerca de 20 milhões», e que, por isso, deve ser olhada com atenção.
«O que devemos fazer [até 2035]? Em primeiro lugar, o que os turistas internacionais procuram: um Algarve autêntico, diferenciador, que não tem apenas sol e praia. Tem golfe, tem gastronomia. E reforçar também a qualidade e a excelência da qualidade do serviço que prestamos àqueles que recebemos», considerou.
Mas, na opinião do secretário de Estado do Turismo, também é necessário ir mais além.
«O Governo, em articulação com as Câmaras Municipais e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, deve criar instrumentos, seja a nível do planeamento ou do ordenamento, para captação do investimento e que esse possa chegar às micro e pequenas empresas», defendeu.
Até porque a realidade do Algarve «não assenta só em grandes grupos económicos».
«É claro que são bem vindos, mas precisamos de olhar para esta realidade e não a escamotear. O Governo tem de ter uma palavra ou baixando impostos (e é a nossa intenção, esperemos que, na votação final do Orçamento de Estado, o consigamos), seja criando instrumentos, através do Turismo de Portugal, para qualificação da oferta, formação de quadros… É isso que espero que o Algarve possa também absorver», disse Pedro Machado.
Para o secretário de Estado, é necessário que, no geral, o setor combata os «mitos urbanos» relacionados, por exemplo, com o turismo em excesso, a falta de qualificações, os baixos salários e a ameaça dos imigrantes.
É que a ideia de que «há turismo a mais», defendeu, «faz parte de uma certa elite caviar». «Não, não há turismo a mais e precisamos de continuar a crescer», disse.
A isto, junta-se o facto de se achar que, no turismo, só há «baixas qualificações e baixos salários». Essa ideia, defendeu, é errada, porque mais de 54% dos trabalhadores têm, pelo menos, o ensino secundário. Já os salários «cresceram acima dos 5%».
Em relação à «ameaça dos migrantes», Pedro Machado foi perentório: «Portugal não tem portugueses suficientes que possam hoje estar ao serviço da indústria do turismo».
O secretário de Estado do Turismo revelou, inclusive, que será lançado «um programa de formação para migrantes» e que estão a ser reforçados protocolos com Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa para poder captar mão de obra qualificada, seja à partida seja à chegada.
Mas a verdade é que o «fim das manifestações de interesse» tem gerado preocupação junto do setor.
«Por isso, a Confederação do Turismo de Portugal vai assinar este protocolo para formação. Estamos em contacto com várias associações, como é o caso da AHETA, aqui no Algarve. Não falta só mão de obra, mas também instalações para que os trabalhadores possam ficar. Então, acrescentámos uma linha de financiamento para que os empresários possam, ao lado dos estabelecimentos hoteleiros, criar condições de alojamento para os trabalhadores», explicou.
O certo é que, até agora, o Algarve está a ter um «grande ano» turístico, na opinião do presidente da Região de Turismo do Algarve. André Gomes revelou que, até Setembro, o Algarve cresceu «2% a 2,5% nos dois principais indicadores: hóspedes e dormidas».
«Estou muito satisfeito, porque mostra que estamos a crescer de forma sustentada e sustentável, o que é essencial perante todos os desafios que temos», concluiu.
Após estas conferências regionais, haverá reuniões temáticas. A construção da Estratégia Turismo 2035 deverá estar pronta em Janeiro do próximo ano, para ser aprovada em Fevereiro.