Os alunos e professores do ensino secundário do Agrupamento de Escolas Dr Francisco Fernandes Lopes (AEFFL) de Olhão acorreram em grande afluência ao convite para assistir à peça “Diálogo do Penitente e do Arrependido”, desenvolvida pela ACTA – Companhia de Teatro do Algarve.
O espetáculo decorreu no Auditório Municipal Maria Barroso, em Olhão. No final, os alunos destacaram o interesse do tema e a sua pertinência para entender temas relacionados com a palavra liberdade.
“Pode um torturador arrepender-se? Pode um torturado perdoar? conta a história do reencontro de um ex-prisioneiro político e um ex-pide que o havia torturado, cinquenta anos depois do 25 de Abril de 1974.
«Primeiro fugazmente, no metro de Lisboa; depois, a instâncias estratégicas do próprio ex-pide (disfarçado de homem-estátua) na Baixa de Lisboa. Desenvolve-se então entre eles um diálogo em que ambos confirmam os entendimentos pessoais claramente divergentes em muitos e variados aspetos. Mas também, recíprocos entendimentos. Um protagonista improvável que se arrasta numa via sacra de remorsos e um perdedor desencantado em constante negação de si próprio», lê-se na sinopse.
O espetáculo contou com três momentos distintos: no primeiro, dois monólogos interiores – em que as personagens falam de si, cada uma da sua própria vida passada e presente; no segundo, são projetadas imagens do 25 de Abril; no terceiro acontece o reencontro e então é que se dá o embate das suas distintas realidades atuais.
Comentários