Albufeira promove formação sobre parentalidade, hábitos de estudo e cibersegurança

Nos dias 9, 16 e 23 de Novembro

A Escola Fixa de Trânsito de Albufeira vai acolher, nos dias 9, 16 e 23 de Novembro, um conjunto de conversas dinâmicas que abordam os temas da parentalidade, hábitos de estudo e cibersegurança.

No dia 9, o tema é “Parentalidade” e destina-se a encarregados de educação de crianças do jardim-de-infância. No dia 16, o tema é “Motivação e hábitos de estudo” e dirige-se a encarregados de educação de crianças do 4º ano de escolaridade. A última conversa, no dia 23, é sobre “Cibersegurança e perigos das redes sociais”, para encarregados de educação de crianças do 3º ciclo de escolaridade.

Quem quiser participar deve inscrever-se enviando e-mail para [email protected] ou pelo número 289 598 820. Cada encontro comporta apenas a presença de 30 participantes.

«Na “Conversa sobre Parentalidade”, pretende-se que os presentes adquiram ferramentas de educação parental positiva, com recursos a técnicas de “role-play” (simulação de papéis), num ambiente de partilha e reflexão entre pares», refere a autarquia.

Para isso, serão demonstrados métodos que passam pela brincadeira e pela criatividade, mas também serão ministrados conhecimentos para o autocuidado parental e partilhadas informações sobre redes de apoio, segurança e saúde e sobre gestão de comportamentos.

Em relação à sessão sobre “Motivação e hábitos de estudo”, onde serão transmitidas estratégias de apoio no processo de aprendizagem de forma positiva e produtiva. Para isso, serão  facultadas ferramentas de motivação e desenvolvimento de hábitos de estudo, bem como de estratégias de apoio à concentração e gestão de tempo, que contribuem para o sucesso escolar.

Neste encontro, o método será o da “gamificação”, que é o de obter capacidades através de jogos que se assemelham aos dos videogames.

As temáticas a abordar são, entre outras, os “hábitos de estudo”, “organização e planeamento”, “técnicas e métodos de estudo”, “equilíbrio entre o estudo e o lazer”, “envolvimento parental no processo educativo” e ainda a “parentalidade positiva”.

No que diz respeito ao último tema, “Cibersegurança e perigos sociais“, o objetivo é «o de aumentar a consciencialização sobre os perigos e riscos no mundo digital, facultando conhecimentos básicos sobre cibersegurança e boas práticas para navegar na internet e ainda saber identificar sinais de perigo, implementar estratégias e medidas de prevenção, de segurança e proteção», lê-se na nota da autarquia.

As temáticas a abordar são várias, nomeadamente a prevenção e combate aos riscos e crimes digitais, o cibercrime e os perigos das redes sociais, assim como o ciberbullying, o cyberstalking (assédio através de várias plataformas digitais), o “grooming” online (aliciamento de menores pela internet) e o denominado sexting (troca de mensagens eróticas com ou sem fotografias por telemóvel).



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