Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A quantidade de água armazenada nas duas barragens do Sotavento Algarvio registou subidas na ordem dos 15% após as fortes chuvas do final da semana passada, que causaram inundações em vários concelhos, com destaque para Olhão e Tavira.

A barragem de Odeleite viu o volume armazenado aumentar dos 24%, no dia 11 de Novembro, para 38%, esta segunda-feira, segundo os dados disponibilizados nos últimos boletins semanas de albufeiras do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

Na prática, isto significa que, de uma semana para a outra, a quantidade de água armazenada nesta albufeira subiu de 40 hectómetros cúbicos (hm3), para os 59,3 hm3, um aumento de mais de 19 hm3.

festival do marisco de olhao

Na Barragem de Beliche, mais a Sul, mas não muito distante de Odeleite, a segunda maior albufeira da região, o aumento, em termos percentuais, foi semelhante: 14%, dos 24% para 38%.

Estas duas albufeiras já tinham beneficiado, ainda que pouco significativamente, com as chuvas do primeiro fim-de-semana do mês de Novembro, tendo a água ali armazenada aumentado, nos últimos 20 dias, cerca de 30 hm3 – o consumo anual de água de superfície, no setor urbano e turístico, no Algarve, é de cerca de 80 hm3.

No que toca à quantidade de água armazenada, há agora mais 7,5 hm3 do que na semana passada (aumentou de 11,5 para 18 hm3).

Já no Barlavento, a situação nas quatro barragens ali existentes praticamente não se alterou, em relação à semana anterior, exceto na albufeira do Funcho, que teve um aumento de 2%, em relação à semana anterior (mais 1 hm3).

Certo é que o Algarve deverá terminar o mês de Novembro com uma situação bem mais folgada do que tem acontecido nos últimos anos, mas sem ter ainda razões para respirar de alívio, até porque a chuva continua  a “teimar” não meter água na maioria das barragens, incluindo a de Odelouca, a maior da região.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



inframoura
zoomarine

Também poderá gostar

Voo Inaugural Nova Iorque Faro United Airlines 2025_HR (17)

Frank Sinatra e muitos sorrisos na chegada do primeiro voo entre Nova Iorque e Faro

An United Airlines passenger aircraft departing Newark Liberty International Airport taking off

Vêm aí os americanos: primeiro voo direto entre Nova Iorque e Faro é já no sábado

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

Cinco mulheres detidas no Algarve por burla imobiliária de mais de 7 milhões de euros