Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
vilavitaparc

São Brás de Alportel inaugurou, no passado dia 5 de Outubro, no âmbito das comemorações do 114º aniversário da Implantação da República Portuguesa, uma Galeria de Presidentes do Município.

A iniciativa marcou ainda a celebração dos 110 anos de concelho e surge no âmbito do Programa Comemorativo do 50.º Aniversário da Revolução de 25 de abril de 1974.

A Galeria de Presidentes instalada e disponível para visita no Salão Nobre da Câmara Municipal presta homenagem às personalidades que lideraram o município nos seus diversos órgãos autárquicos, desde 1914.

sessões de cinema de inverno

Ao todo, são meia centena de cidadãos homenageados, onde se incluem os administradores do concelho (de 1914 a 1934), os Presidentes da Comissão Executiva que funcionou até à instauração da Ditadura Militar, ou seja, de 1914 até 1926; os presidentes da Câmara Municipal (de 1914 até à atualidade) e ainda os presidentes da Assembleia Municipal, órgão autárquico que surgiu após a Revolução de 25 de Abril de 1974.

De acordo com Marlene Guerreiro, vice-presidente da Câmara e vereadora com o pelouro do Património, esta iniciativa é «um sonho antigo que tem como propósito recolher, organizar e dar a conhecer informações sobre a História do concelho e das pessoas que contribuíram para a sua elevação e para o seu desenvolvimento até à atualidade».

Um projeto que «começou há 20 anos quando celebrámos os 90 anos do município […] quando lançámos o livro “90 anos de Memórias”, seguiram-se passos muito importantes no âmbito do Centenário, em 2014, com a recriação histórica e a edificação da Rotunda do Centenário em homenagem aos seus fundadores, depois a criação do Espaço Memória, em 2018, e no seguimento da inauguração da Galeria dos Presidentes da Junta de Freguesia, em 2021, concretiza-se agora a criação desta Galeria de Presidentes, no Salão Nobre dos Paços do concelho», explicou.

 

Sul Informação

 

Além de estar patente no Salão Nobre da Câmara Municipal, a Galeria dos Presidentes pode ainda ser visitada virtualmente através do site do Município, onde é possível aceder a mais informação detalhada sobre cada uma destas personalidades.

Este espaço é um «reencontro com a família são-brasense», nas palavras de Marlene Guerreiro, que dedicou este momento em homenagem a todas as equipas que integraram estes órgãos, muitos autarcas atrás dos rostos destes lideres bem como a todas as pessoas que abnegadamente trabalharam e trabalham na Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

«É também um tributo ao poder da comunidade, às associações locais, às entidades e instituições, ao tecido empresarial e a todos os homens e mulheres que trabalham diariamente para o desenvolvimento do nosso concelho», acrescentou o presidente Vitor Guerreiro, frisando que este é ainda o reconhecimento de que «o nosso concelho, mais do que um território geográfico, é uma comunidade de afetos, de sonhos partilhados, de ambições comuns de uma comunidade que soube manter viva a sua identidade, abraçando o futuro com determinação».

Vera Gonçalves, arquivista municipal que trabalhou nesta Galeria vinca: «Estes homens atravessaram muitas crises e muitos períodos de grande escassez e fizeram-lhes frente. Cada um à sua maneira, conduziram o destino do concelho».

 

Sul Informação

 

António Eusébio, o último presidente a constar na Galeria, disse estar grato aos são-brasenses e está convicto de que os presidentes vindouros saberão honrar a missão de liderar o concelho.

José Apolinário também marcou presença na inauguração da Galeria, destacando a iniciativa como «muito digna de homenagem à governação local de proximidade».

O presidente da Assembleia Municipal são-brasense Ulisses Brito recordou que o 5 de Outubro de 1910 foi determinante para a elevação de São Brás de Alportel a concelho com identidade e gestão próprias a partir de 1914, tendo como figura maior aquele que é denominado como “o pai do concelho” João Rosa Beatrizm que teve um papel decisivo na criação e desenvolvimento deste concelho pois conseguiu entre os republicanos o apoio necessário ao nível político e local para a autonomia de São Brás de Alportel.

Um momento de valorização da história e memória local que contou com a presença de vários presidentes, bem como familiares dos homenageados, que fizeram questão de marcar presença neste dia especial que deu a conhecer os rostos dos líderes são-brasenses ao longo destes 110 anos de fundação do concelho.

 



festival do marisco de olhao
banner aljezur sempre

Também poderá gostar

sao_bras_alportel_vista_panoramica_fc (4 of 9)

São Brás de Alportel aprova Orçamento Municipal de 25 milhões de euros para 2025

Dia da Implantação da República Portuguesa: Comemorações oficiais

5 Outubro: Marcelo afirma que «democracia está viva», mas tem de ser «mais livre, mais igual»

antoninocosta cmsaobras|mario cunha|adrianacavaco juntafreguesia

Antonino Costa é o candidato da CDU à Câmara de São Brás de Alportel