«Uma obra virtuosa para Almancil, Loulé, Algarve e para o país. Uma obra virtuosa porque é um ponto de encontro, primeiro de pessoas muito diferentes e de todas as idades, mas também um ponto de encontro entre o desporto e a cultura – duas áreas tradicionalmente desvalorizadas pela sociedade em geral e, particularmente, pelo poder político, o que aqui não aconteceu».
Foi assim que Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, descreveu o Pavilhão Multiusos 25 de Abril, inaugurado em Almancil este domingo, 6 de Outubro.
A grandiosidade da obra não deixa ninguém indiferente e é ali, bem perto das escolas da freguesia e do Jardim das Comunidades, que a partir de agora os cidadãos passam a poder praticar uma grande variedade de desportos e também usufruir da nova Biblioteca Casimiro de Brito.
«É muito virtuoso trazermos a cultura para as pessoas que gostam de praticar desporto e trazer o desporto para as pessoas que gostam de aceder à cultura. Nós precisamos de ter mais atividade física, mais saúde física e mental. Estes espaços propiciam e estimulam isso, que passemos bons momentos e ao mesmo tempo possamos contribuir para o nosso bem-estar individual e da sociedade», continuou o ministro.
Nas palavras de Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, concelho ao qual Almancil pertence, «este é um dia de grande festa, não só pelo complexo inaugurado, mas também pelo facto de estarmos aqui dois dias depois de a Assembleia da República ter aprovado por unanimidade a elevação de Almancil à condição de cidade».

Após a visita à obra, que custou cerca de 16,4 milhões de euros, e que já estava a ser pensada desde 2015, Vitor Aleixo realça que este foi um «investimento muito significativo, mas que vem resolver um conjunto de necessidades e de problemas que as pessoas tinham na freguesia de Almancil».
O autarca considera que «não se compreendia que Almancil, sendo das freguesias do concelho de Loulé que mais contribui para o erário público municipal, não tivesse um espaço moderno e bem dimensionado para a prática do desporto».
«Ganhámos aqui, hoje, uma nova centralidade, ao nível do desporto, e uma nova visibilidade que irá atrair e acolher provas internacionais, espetáculos grandiosos e muitos novos atletas, mas também turistas, escritores e músicos», continuou o edil.
Para que «a juventude de Almancil pudesse também ler e relacionar-se com outros recursos de acesso ao conhecimento». foi ainda pensado para aqui um polo da Biblioteca Municipal de Loulé.

José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, salientou também que «este é um investimento que dá corpo à estratégia do Município de Loulé» e afirmou estar certo de que «Loulé é um dos Municípios do país e da região que mais investe no desporto em todo o seu programa, quer em termos de apoios ao seu funcionamento, quer em termos de investimento e este investimento é exemplo disso».
Oficialmente aberto à população, o Pavilhão Multiusos 25 de Abril vai, até dia 13 de Outubro, receber atividades do desporto escolar, ginástica, dança, ténis de mesa, andebol, futsal, voleibol, basquetebol, padel, e, por outro lado, um recital de poesia, projeção de filmes infantis e atividades lúdicas para bebés e crianças.
Depois dessa data, o Pavilhão começa então com as atividades regulares.
O Pavilhão tem capacidade para 1160 espetadores nos espetáculos desportivos e 392 utilizadores na parte desportiva, que é composta por uma nave principal, uma nave complementar, salas de fitness, um ginásio de musculação e cardio, um campo de padel, gabinetes médicos e de fisioterapia, balneários e spa. Além disso, há ainda um espaço infantil, uma área de exposição e uma black box para concertos e projeção de filmes.
O polo da Biblioteca terá gestão e funcionamento autónomos.
Com os olhos postos no futuro, durante a cerimónia, Vitor Aleixo aproveitou ainda para revelar que o Município está «a propor uma nova localização, com dimensões apreciáveis, na zona norte nascente da cidade de Loulé, para a criação de um Campus Desportivo».
Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação