Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner de topo alcoutim

O Observatório Ibérico das Residências (OIR) para Pessoas com Paralisia Cerebral, que envolve a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro (APPC) e o Centro de Paralisia Cerebral de Beja, vai ser apresentado amanhã, dia 9 de Outubro, às 14h30, no espaço Atmosfera M, no Porto.

O projeto, que nesta fase inicial envolve cinco associações de paralisia cerebral de Portugal e duas de Espanha – irá abranger um universo inicial de mais de três centenas de pessoas (e três dezenas de elementos das respetivas equipas técnicas).

O Observatório Ibérico das Residências para pessoas com paralisia cerebral propõe-se estudar, refletir e partilhar as melhores práticas vivenciadas em Estruturas Residenciais vocacionadas para pessoas com Paralisia Cerebral. Composto por técnicos especializados e de diferentes áreas, este observatório vai dedicar-se a quatro temáticas fundamentais: Saúde, Políticas Sociais, Direitos e Prestação de apoio/autonomia funcional.

sessões de cinema de inverno

«Portugal e Espanha, em parceria, assumem de forma inédita o “estudo” do contexto das instituições residenciais tendo como principal objetivo capacitar a sociedade civil, as tutelas institucionais e os técnicos de instrumentos que possam melhorar a tomada de decisão sobre diferentes temáticas – melhorando e otimizando os serviços prestados a milhares de beneficiários destas respostas», segundo a APPC.

As entidades fundadoras são a Associação do Porto de Paralisia Cerebral, a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa, a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, o Centro de Paralisia Cerebral de Beja, a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro e, ainda, a Asociacíon de Familias de Personas com Parálise Cerebral e o Centro de Atención Integral AMENCER-ASPACE Vigo.

Este Observatório «continuará aberto à participação e contributos de mais instituições com intervenção na área da paralisia cerebral, sendo que em termos de futuro está já a ser analisada a possibilidade de alargar o OIR a outras áreas de deficiências».

 

 



Banner lateral albufeira
banner de topo alcoutim

Também poderá gostar

estação da funcheira

Estação da Funcheira vai ser reabilitada com obras de meio milhão de euros

colors of Portugal

PSP diz que queixas contra agentes representam 0,03% das interações dos polícias

View from the back of a Portuguese policeman guards public order

PSP desmantela rede de tráfico de droga que operava em Beja