A 3.ª edição do The Modernist Weekend, um evento que celebra o património arquitetónico modernista no Algarve, vai decorrer em Faro, de 8 a 10 de Novembro.
Segundo a organização trata-se de «uma oportunidade única de conhecer a arquitetura de edifícios privados e de chamar a atenção para a valorização deste legado».
O evento visa «promover a arquitetura modernista e mobilizar os residentes, arquitetos e investigadores, os agentes culturais e a autarquia, através de várias iniciativas que pretendem sensibilizar para a importância de preservar um conjunto artístico único».
The Modernist Weekend é uma organização de The Modernist, em parceria com a Associação Picada Cultural e conta com o apoio do Município de Faro e da secção regional do Algarve da Ordem dos Arquitectos.
Em 2023, o The Modernist Weekend contou com 450 participantes, a maioria estrangeiros oriundos, sobretudo, do Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos da América.
«Temos notado um interesse crescente por parte dos locais e dos proprietários dos imóveis modernistas, que demonstram uma maior consciencialização do valor do seu património O apoio da autarquia e dos agentes culturais tem sido fundamental para a tomada de consciência da importância deste legado e do seu potencial turístico», referem os fundadores do The Modernist Weekend, Angélique e Christophe de Oliveira.
Angélique e Christophe de Oliveira vivem no Algarve desde 2018 e são proprietários do The Modernist, no n.º 27, da Rua Dom Francisco Gomes, em Faro, obra de Joel Santana, de 1977.
A sua paixão pela arquitetura Modernista, das décadas de 50, 60 e 70, do século passado, fez com que idealizassem um evento que mobilizasse a população e visitantes, especialistas ou entusiastas que partilhassem do mesmo interesse em torno deste património distintivo.
Durante o fim de semana, há casas abertas para visitas, tours temáticos e a exposição coletiva in bloom, com curadoria José Jesus, na Fábrica da Cerveja – patente até 1 de Dezembro.
No dia 9, sábado, especialistas e investigadores na área do Modernismo reúnem-se numa conferência, pelas 17h45, para debater os desafios e as oportunidades deste conjunto arquitetónico.
Nesta edição, o fotógrafo Vitor Martins, da ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve, depois de três décadas de trabalho como fotógrafo e galerista nos EUA, conduz dois workshops em que revela a arte de fotografar os edifícios nas ruas da capital algarvia – “Art Deco /Modernist Architecture – Photo Tour”, nos dias 8 e 9, das 14h00 às 15h00.
As visitas guiadas levam os participantes a edifícios privados, desde as influências da Bauhaus às casas da Praia de Faro. Alguns dos pontos de interesse
são a oportunidade de visitar o icónico edifício Tridente com Leanne Cloudsdale, do projeto Concrete Communities, que tenta estabelecer pontes entre o design e a comunidade; as vilas modernistas com orientação do arquiteto Victor Hugo Faustino, especialista na obra de Manuel Gomes da Costa, com uma perspetiva académica sobre a arquitetura modernista de Faro; e a centenária Casa 1923, exemplar único de Arte Nova com elementos decorativos Art Déco, recuperada pela PAr – Plataforma de Arquitectura, em 2022, conduzida por uma das autoras do projeto, Vânia Fernandes.
Há ainda uma visita pela Praia de Faro conduzida pelo artista Richard Walker.
De salientar a visita, em português, com os arquitetos Teresa Valente, da Câmara Municipal de Faro, e Gonçalo Vargas, que fazem o percurso entre a Rua de Berlim até ao edifício Tridente, no sábado, pelas 15h00. A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia.
A escola de arte e arquitetura Bauhaus desencadeou na Alemanha, em Weimar, um movimento, que, entre 1919 e 1933, mudaria a imagem das cidades do início do século XX, tornando-se um dos símbolos do Modernismo.
O arquiteto algarvio Manuel Gomes da Costa (1921-2016) formou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto e foi um dos grandes impulsionadores do Modernismo, assinando desde equipamentos públicos a edifícios de habitação.
As visitas e os passeios estão limitados a 25 participantes e é necessária inscrição prévia. As open houses custam 10 euros e têm a duração de 30 a 45 minutos; os walking tours duram entre 1h30 e duas horas e custam 20 euros por pessoa.
O workshop fotográfico custa 15 euros e tem a duração de uma hora.
A fechar a programação da 3ª edição, no dia 10 de Novembro, realiza-se um brunch, no restaurante & cocktail bar Elementos, localizado na praia de Faro,
com vista privilegiada da Ria Formosa. Custa 15 euros por pessoa.
O programa e inscrições para as visitas clicando aqui.