Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
emarp

Mais de uma centena de operadores turísticos e agentes de viagens dos Estados Unidos da América e do Canadá vão rumar ao Algarve para participar no  evento “Visit Portugal Travel Trade Market Place”, a partir de amanhã, dia 22, e até domingo, 27 de Outubro, no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa.

A iniciativa, promovida pelo Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, visa «dar a conhecer a diversidade da oferta turística das várias regiões do país e potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de relações comerciais com agentes especializados do setor provenientes dos EUA e Canadá», segundo os organizadores.

Além dos cerca de 110 operadores norte-americanos, participam na iniciativa «120 empresas do Algarve e de outras regiões do país, com o objetivo de potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de parcerias comerciais».

vila do bispo

O encontro terá o formato de “reverse workshop”, «oferecendo às empresas presentes a possibilidade de reunir diretamente com compradores norte-americanos e canadianos, entre os quais operadores turísticos e agentes de viagens especializados nos segmentos lazer, M&I (Meetings & Incentives) e em ofertas direcionadas a produtos de nicho».

«Receber o Visit Portugal Travel Trade Market Place no Algarve reforça o empenho da nossa região em liderar a promoção do destino Portugal no panorama internacional. Sabemos que os mercados dos EUA e Canadá têm cada vez mais curiosidade e interesse pelo nosso país, temos assistido, nos últimos anos, a um desempenho notável dos indicadores turísticos nesse sentido», segundo André Gomes, presidente do Turismo do Algarve.

«Como tal, este evento é uma oportunidade única para as empresas da região poderem fortalecer as relações comerciais com esses mercados e potenciar o aumento da captação de turistas norte-americanos e canadianos para o Algarve», acrescenta.

Entre 2017 e 2023, o mercado dos EUA cresceu aproximadamente 200% em relação ao Algarve, tornando-o a 3ª região de destino em Portugal, com uma quota de 10% das dormidas. No caso do mercado canadiano, o Algarve é o segundo destino mais procurado em Portugal, com uma quota de cerca de 25%.

Ao longo do 1º semestre de 2024, «o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%) e Canadá (+16,5%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos».

Estes números, principalmente os do mercado dos EUA, deverão aumentar no ano que vem, com o já anunciado início do voo direto da United Airlines entre Nova Iorque e Faro.

«A colaboração próxima que o Turismo do Algarve mantém com o Turismo de Portugal tem sido essencial para a realização de ações estratégicas – como é o caso do “Visit Portugal Travel Trade Market Place”- que têm permitido ao destino fortalecer as relações transatlânticas e atrair cada vez mais visitantes do continente americano», diz o Turismo do Algarve.

Esta entidade diz que continua «focada na identificação e criação de oportunidades que permitam estimular esta procura positiva e assegurar o reconhecimento do Algarve como um destino atrativo em todas as estações do ano. Este compromisso ganha ainda mais relevância perante a confirmação da United Airlines, que permitirá à região ter, pela primeira vez, ligações diretas aos EUA, através de quatro ligações semanais entre Faro e Nova Iorque, a partir de maio de 2025».

O “Visit Portugal Travel Trade Market Place” terá lugar no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, onde vão decorrer os dois dias de workshop, para além de sessões de capacitação sobre as sete regiões turísticas do país. O jantar de abertura será realizado no EPIC SANA Algarve, outro hotel de referência do destino.

Além das reuniões com os operadores turísticos e agentes de viagens, o evento contará também com a participação das principais companhias aéreas que conectam Portugal aos EUA e Canadá, como TAP, United Airlines, Delta Airlines, e SATA, «constituindo-se uma janela de oportunidade para um eventual reforço de ligações aéreas e da acessibilidade ao destino».

Após o workshop, alguns dos participantes terão a oportunidade de visitar as várias regiões do país através de pós-tours organizados em colaboração com as sete Agências Regionais de Promoção Turística: Algarve, Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira.

A visita de familiarização ao Algarve contará com a presença de 14 operadores turísticos e agências de viagens. Através de um programa diversificado, os participantes terão a possibilidade de conhecer a oferta diferenciadora do destino através de várias atividades que evidenciam, entre outros pontos, a cultura, a gastronomia e a beleza natural da região.

 

 



lagos marchas populares

Também poderá gostar

Sul Informação - Hoteleiros algarvios são os que esperam maior ocupação na Páscoa

KIPT CoLAB apresenta estudo sobre o futuro das profissões no turismo

Sul Informação - Agência de Promoção de Albufeira cresceu em associados no 1º trimestre de 2025

Agência de Promoção de Albufeira cresceu em associados no 1º trimestre de 2025

Sul Informação - FEI-TUR regressa a Milfontes para mostrar o melhor do Turismo do Sudoeste

FEI-TUR regressa a Milfontes para mostrar o melhor do Turismo do Sudoeste