Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
banner odemira um alentejo singular todo o ano

Aulas de introdução ao folclore e canto tradicional enriquecem, a partir deste ano letivo de 2024/2025 o programa escolar dos alunos do primeiro ciclo de Castro Marim e Altura, anunciou a Câmara Municipal castromarinense.

Estas aulas fazem parte do projeto “Aprender com o Passado”, que teve a sua fase experimental e piloto durante o ano passado. São agora asseguradas a todas as turmas e dinamizadas por Ricardo Jerónimo e Susana Samúdio.

A iniciativa pretende ser «uma aproximação destas crianças às raízes culturais dos territórios algarvios, com o objetivo de despertar o gosto pelo folclore e etnografia, garantindo a continuidade e passagem do testemunho para as gerações vindouras», explica a autarquia.

jf-quarteira

O projeto tem ainda como objetivo levar às escolas do concelho de Castro Marim «algumas temáticas importantes de índole cultural, ligadas ao quotidiano dos antepassados, como jogos tradicionais, alimentação, ofícios e trabalhos de campo, para tornar o território num ponto de referência na região algarvia ao nível do ensino cultural e das tradições».

As aulas têm um cariz voluntário e passaram a ter um carácter regular, com a frequência de duas horas semanais.

Este projeto pretende ainda voltar a dar destaque a esta cultura tradicional e etnográfica do concelho e do Algarve, que tem vindo a definhar, a ser esquecida e adulterada ao longo dos tempos, apesar do seu enorme potencial.

Trata-se de uma iniciativa do Município e do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com a colaboração da Associação Cultural Amendoeiras em Flor.

 



lagos eventos

Também poderá gostar

Sul Informação - Detido burlão do “Olá Pai / Olá Mãe”

Sindicato defende extensão da proibição do uso de telemóveis nas aulas até ao 12.º ano

Sul Informação - Medidas contra falta de professores permitiram atrair e reter 5600 docentes

Governo disponibiliza 6 milhões para obras urgentes em 28 escolas do país

Sul Informação - IPBeja visitou este ano mais de 60 escolas para divulgar oferta formativa

IPBeja visitou este ano mais de 60 escolas para divulgar oferta formativa