A estreia de uma Suite para Harmónica e Orquestra de Cordas e concertos compostos por Astor Piazzolla e por Bach, a interpretar pela Orquestra Sinfónica do Algarve, acompanhada por vários convidados, fazem parte do «programa inovador» de celebração do Dia Mundial da Música, em Albufeira, marcado para o dia 1 de Outubro, a partir das 19hoo, no Auditório Municipal deste concelho.
Do programa, a Câmara de Albufeira e a ArtedoSul, que organizam o evento, destacam a Suíte para Harmónica e Orquestra de Cordas, de G. Jacob, uma peça que «oferece uma experiência musical cativante e única, elevando a harmónica a um patamar incomum em grandes salas de concerto».
Neste momento musical, a orquestra dirigida pelo maestro Armando Mota será acompanhada a solo na harmónica por Gonçalo Sousa, que «é, possivelmente, o maior intérprete deste instrumento em Portugal».
Gonçalo Pescada (bandoneón), Dejan Ivanovic (guitarra) também serão chamados ao palco, para o concerto para guitarra, bandoneón e orquestra de cordas, de Astor Piazzolla, «uma obra rara e de grande prestígio nas salas de concerto».
O concerto tem início com a apresentação dos “concertinos” da Orquestra Sinfónica do Algarve, os violinistas João Pedro Cunha e Krazimir Dzhambazov, que irão interpretar o Concerto para Dois Violinos de Bach.
Os bilhetes custam 10 euros e estão à venda online, na Galeria Municipal João Bailote (dias úteis, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h00) e no Auditório Municipal de Albufeira (no dia do espetáculo, das 18h00 às 18h45).